Sábado, 23 de Setembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº958

LIVROS SOBRE DESEMPENHO DA MÍDIA

Imprensa e poder

Por Alberto Dines em 05/12/2000 | Programa número 131 | comentários

Bem-vindos ao Observatório da Imprensa.

Você deve estar lembrado: exatamente há um ano discutimos neste Observatório um livro sobre as relações entre a imprensa e poder. Chamou-se ‘Notícias do Planalto’ e foi um dos maiores sucessos de livraria dos últimos tempos. Na ocasião foi dito aqui que esta ‘onda’ em torno do livro só se justificaria se as questões levantadas tivessem continuidade. Caso contrário as revelações ficariam confinadas ao plano da guerrilha pessoal ou de grupos.


Um ano depois temos nas livrarias nada menos de oito lançamentos sobre mídia, cada um tratando de um ângulo específico. Destes apenas um, o do jornalista Mino Carta, dá seqüência ao livro de Mário Sérgio Conti. Mas todos contribuem para manter acesa a controvérsia em torno do desempenho da mídia. O fato de que esta controvérsia não está sendo conduzida pela mídia periódica, de massas, mas por um meio de comunicação mais restrito que é o livro é um dado que merece ser avaliado.


Outro dado ainda mais significativo é que além destes oito livros sobre mídia estão sendo agora lançados dois outros, de reportagem, no melhor padrão do jornalismo investigativo. Normalmente uma reportagem investigativa sai num veículo jornalístico sendo depois reproduzida em livro.


Agora dá-se o inverso. O que nos conduz à questão central do programa de hoje: o livro está substituindo a mídia quando se trata de assuntos mais sérios? Pense nisso.


Assista ao compacto desse programa em:
www.tvebrasil.com.br/observatorio/videos.htm

Todos os comentários

Programas Anteriores

1 2 3 4 5 última

1 de 815 programas exibidos

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem