Quinta-feira, 15 de Novembro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1013
Menu

Jornalismo do futuro deve ser uma plataforma livre

Por Alberto Dines em 09/09/2008 | comentários

Bem-vindos ao Observatório da Imprensa.

A história da comunicação tem tantos avanços quanto retrocessos. Novas tecnologias geram aberturas logo contestadas por aqueles que se sentem ameaçados por elas.


O saldo final da competição entre avanços e retrocessos é positivo, a prova é que a presente era foi batizada de era da informação, embora ela se mostre tão sofrida quanto foi o século XV, quando Gutenberg imprimiu a sua Bíblia.


No Brasil, a última ameaça ao livre fluxo de informações veio através do Tribunal Superior Eleitoral, que considera a internet semelhante ao rádio e à televisão e, por isso, impedida de veicular qualquer coisa que se assemelhe à propaganda política.


Inconformado com a equiparação, o portal IG impetrou um mandato de segurança que não foi acolhido. Mas o assunto continua em discussão.


Uma coisa está clara: se a internet está predestinada a hospedar o jornalismo do futuro ela deve converter-se em plataforma livre. Caso contrário, os maravilhosos avanços de hoje serão completamente neutralizados pelos retrocessos.


Assista ao compacto desse programa em:
www.tvebrasil.com.br/observatorio/videos.htm

Todos os comentários

Programas Anteriores

1 2 3 4 5 última

1 de 815 programas exibidos

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem