Quarta-feira, 23 de Maio de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº988
Menu

AI - 5 (1ª PARTE)

Jornalismo e história

Por Alberto Dines em 08/12/1998 | Programa número 032 | comentários

Esta edição do Observatório vai tratar também de história. Jornalismo e história quando bem feitos, andam juntos.

Começamos hoje uma série de dois programas inteiramente dedicados aos 30 anos do AI-5. A imprensa ou a mídia tem sido vista como vilã. Talvez ela possa ser melhor avaliada quando voltarmos os olhos para o tempo em que foi vítima. A primeira vítima.


Imediatamente depois da promulgação do AI-5 os censores militares chegaram às redações do Rio. Compreende-se a prioridade: os jornais precisavam ser silenciados para que as demais violências pudessem ser abafadas.


Neste intervalo de 30 anos o que aconteceu com a nossa imprensa? O que aconteceu com toda uma geração de jornalistas que, justamente com a abertura, foram banidos e condenados ao ostracismo? Ficaram velhos de repente ou tornaram-se inconvenientes? Por que é que os mesmos jornais e as mesmas empresas mudaram tanto?


Este Observatório está comprometido em buscar as respostas. Mas neste momento nossa intenção é relembrar. Para evitar repetições. Para extirpar as sementes do arbítrio que continuam germinando.


Quando um homem público como Delfim Netto com 70 anos de idade tem o despudor de afirmar que não se arrepende do voto em favor do AI-5 e, se fosse preciso, o repetiria, percebe-se que o mergulho nas trevas ainda não acabou.


Há poucas semanas o editor deste programa foi proibido de falar no departamento de História da USP num evento para rememorar o AI-5.


Se alguns generais da Academia comportam-se hoje como se fossem os generais de 68, fica evidente que a história ainda não foi bem digerida.


Este programa está sendo ameaçado de processo por parte de Fernando Collor de Mello. O editor responsável do Observatório On-line está sendo processado pelo senador Requião simplesmente porque cobrou da imprensa que mostrasse sua vida pregressa antes de assumir-se como rei da moralidade. Esperemos que sejam fatos isolados.


O AI-5 acabou no papel mas precisa acabar também nas mentalidades.


Assista ao compacto desse programa em:
www.tvebrasil.com.br/observatorio/videos.htm

Todos os comentários

Programas Anteriores

1 2 3 4 5 última

1 de 815 programas exibidos

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem