Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº970

MÍDIA E JUDICIÁRIO

Justiça ou injustiça?

Por Alberto Dines em 19/03/2002 | Programa número 189 | comentários

Bem-vindos ao Observatório da Imprensa.

Procure lembrar-se. Você tem visto a imprensa denunciando mazelas do Executivo e mazelas do Legislativo. Pergunto: você tem visto a imprensa agir com a mesma autonomia e desembaraço no trato do Judiciário? Claro que não: o nosso Judiciário tem permanecido numa área cinzenta, meio santuário e meio fortaleza, longe de qualquer controle externo. E isso produz uma grave disfunção nos delicados mecanismos do Estado de Direito e do regime democrático – o poder que pune está rodeado de total impunidade.


A Justiça assim pode converter-se em imagem da injustiça. A série de denúncias iniciada pelo Globo há dez dias envolvendo três magistrados da Justiça Federal aqui no Rio de Janeiro é inédita.


O que interessa ao Observatório da Imprensa mais do que tudo é justamente este ineditismo que vem tornando o Judiciário imune ao controle externo e desacostuma a imprensa de exercê-lo. Não pretendemos julgar os juízes. Um deles foi ouvido por nós e sua defesa será apresentada na íntegra. O que pretendemos nesta edição é examinar as razões que colocam o Judiciário fora do escrutínio da imprensa e portanto longe da observação da sociedade.


Será que a imprensa ainda não aprendeu a investigar e sem o auxilio de dossiês secretos não consegue encontrar as provas para as suas suspeitas? Ou é o medo das retaliações da parte dos magistrados que continuam em suas funções enquanto correm os processos contra eles?


Não somos um tribunal, somos apenas fórum mas neste fórum é bom que se discuta o que se passa nos tribunais.


Assista ao compacto desse programa em:
www.tvebrasil.com.br/observatorio/videos.htm

Todos os comentários

Programas Anteriores

1 2 3 4 5 última

1 de 815 programas exibidos

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem