Quinta-feira, 23 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº967

INTERNET

Liberdade de expressão

Por Alberto Dines em 25/07/2000 | Programa número 112 | comentários

Bem-vindos ao Observatório da Imprensa.

Você é internauta? Você se informa pela internet? Neste caso o jornalismo da internet deve merecer as mesmas prerrogativas do jornalismo clássico, certo ou errado?


Neste exato momento realiza-se em São Paulo um megaevento, a Fenasoft, onde a grande vedete é a internet. Estão sendo exibidos equipamentos fascinantes e tecnologias revolucionárias mas a questão da liberdade de expressão dentro da internet não está sendo cogitada.


É isso o que interessa a um programa como o nosso. Sobretudo porque o site do Observatório no UOL acaba de sofrer uma censura branca. Mas evidente. Dias depois de publicarmos um curto comentário sobre as parcerias internacionais do Grupo Folha, fomos avisados de que o convênio entre o UOL e o Observatório não seria renovado depois de quatro anos. Em outras palavras, fomos demitidos do nosso provedor. Com jeito, mas demitidos.


Ao que consta, é a primeira vez que isso ocorre na internet brasileira. O ato punitivo não terá maiores conseqüências porque já temos um novo provedor e ainda melhor, com acesso universal e democrático. Mas a questão não pode ser minimizada nem convertida num caso pessoal porque se a internet pretende assumir-se como o veículo jornalístico do futuro precisará conquistar a necessária credibilidade. E esta não se compra com anúncios, credibilidade constrói-se com isenção e respeito ao outro.


Assista ao compacto desse programa em:
www.tvebrasil.com.br/observatorio/videos.htm

Todos os comentários

Programas Anteriores

1 2 3 4 5 última

1 de 815 programas exibidos

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem