Quarta-feira, 23 de Maio de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº988
Menu

MASSACRE ESCOLA EUA * BOATOS NA IMPRENSA * COBERTURA DA COPA 1998

Matérias inventadas

Por Alberto Dines em 23/06/1998 | Programa número 008 | comentários

Está certo, o juiz foi o autor do segundo gol da Noruega. Mas, convenhamos que a Seleção Brasileira não merecia ganhar. No entanto, no sábado nossos jornais foram unânimes ao considerar “ousadia” as mudanças imaginadas pela comissão técnica.

Juca Kfouri teve razão quando disse na sua coluna de hoje: “Se o esquema der errado, a galera e a imprensa devem dividir a responsabilidade com Zagallo”. Veremos quem será crucificado amanhã.


Nos últimos dias apareceram notícias envolvendo jornalistas americanos que confessam ter fabricado ou inventado matérias para seus jornais e revistas. Primeiro foi um repórter do New Republic que admitiu ter manipulado 27 das 41 matérias que fez. Agora é uma famosa colunista do Boston Globe, que confessa ter forjado declarações e até personagens. Também a CNN e a revista Time estão sentadas no banco dos réus porque divulgaram matéria aparentemente falsa sobre o uso do gás Sarin no Vietnã contrariando o parecer do consultor técnico.


No sábado nossos principais jornais reproduziram uma advertência do FMI: “O país poderá ser testado novamente devido à crise da Ásia.” Felizmente as bolsas estavam fechadas e a notícia alarmista não teve maior repercussão.


A Economist desta semana comenta a crise da imprensa, afirmando que está na hora de diminuir a velocidade para melhorar a apuração. Nós achamos que está na hora de perguntar o que é que merece ser publicado.


Antigamente, dizia-se que pobre só come galinha quando um dos dois está doente. Hoje, frango ficou acessível. Mas o ditado deixou uma versão: quando a imprensa está nos jornais um dos dois está doente.


Assista ao compacto desse programa em:
www.tvebrasil.com.br/observatorio/videos.htm

Todos os comentários

Programas Anteriores

1 2 3 4 5 última

1 de 815 programas exibidos

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem