Sábado, 18 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº966

MÍDIA E O CINEMA NACIONAL

Má-vontade da mídia

Por Alberto Dines em 22/02/2000 | Programa número 090 | comentários

Bem-vindos ao Observatório da Imprensa.

E novamente ao vivo para discutir as questões do momento. Hoje você vai julgar não uma mas duas formas de comunicação: a mídia e o cinema. E mais propriamente a forma com que a nossa imprensa trata o cinema nacional.


Nos Estados Unidos o cinema sempre se sustentou na mídia. Sempre estiveram entrelaçados e agora com as megafusões, mais do que nunca.


Hollywood criava os mitos que a mídia eternizava. Essa parceria foi em grande parte a responsável pela hegemonia americana nos últimos 50 anos. O mesmo deu-se com o cinema italiano do pós-guerra e a Nouvelle Vague francesa dos anos 50.


O nosso Cinema Novo começou nos jornais, muitos de seus diretores eram jornalistas ou críticos de cinema. Essa parceria criou uma mística que atravessou fronteiras. Mas hoje quando o nosso cinema chega a um novo estágio de profissionalização e sucessos, alguns setores da mídia mostram uma estranha má-vontade.


O fato de apenas dois filmes em 500 projetos estarem com problemas financeiros não pode servir de pretexto para uma campanha de agressões pessoais. Não se trata da velha pendência entre críticos e os criticados. Está parecendo uma cruzada de descrédito que, em última análise, só favorece os interesses internacionais.


Você agora tem duas formas de participar do Observatório. Assista o programa mas também dê a sua opinião na urna eletrônica em nosso site. É a sua mídia e o seu cinema que estão em jogo.


Assista ao compacto desse programa em:
www.tvebrasil.com.br/observatorio/videos.htm

Todos os comentários

Programas Anteriores

1 2 3 4 5 última

1 de 815 programas exibidos

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem