Quarta-feira, 17 de Outubro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1009
Menu

Mídia e credibilidade

Por Alberto Dines em 11/05/2004 | comentários

Bem-vindos ao Observatório da Imprensa.


O país inteiro está parecendo uma redação de jornal ou uma escola de jornalismo ou ainda um imenso Observatório da Imprensa. O motivo é a reportagem de um dos mais importantes jornais do mundo, o New York Times, a respeito dos hábitos do presidente Lula da Silva.


Em tese, discutir a imprensa é extremamente salutar. Se todas as sociedades se acostumarem a questionar o que a imprensa lhe oferece todos os dias, certamente teremos jornalistas mais atentos ao seu trabalho e jornais menos desatentos à sua missão.


Acontece que a matéria do jornal americano é jornalismo de terceira categoria. Puro lixo. Até o repórter-fraudador Jayson Blair do mesmo jornal seria mais prudente e menos irresponsável. Afirmar que o Brasil está preocupado com o hábito de bebericar do presidente é uma grosseira inverdade. Tentar comprovar a afirmação com dados precários, colhidos junto a fontes suspeitas é deslavada manipulação. O Governo respondeu com justa indignação, a oposição prestou-lhe a indispensável solidariedade e a imprensa há três dias debruça-se sobre a questão da ética da informação.


Não interessam a este Observatório os desdobramentos políticos e as teorias conspiratórias expressas nas colunas e tribunas parlamentares. Estamos diante da comprovação de que a imprensa em todo o mundo atravessa um dos seus piores momentos.


Na edição passada quando comemoramos o nosso sexto aniversário tratamos da crise de credibilidade que por coincidência foi assunto do nosso primeiro programa. Hoje, 285 programas depois, flagra-se em toda a extensão esta ruptura entre a imprensa e seu público. Mesmo que neste episódio, felizmente, a nossa imprensa esteja no lado bom e correto, é preciso não esquecer que no domingo passado, se ela fosse mais ágil e afirmativa na resposta, a bola de neve não teria crescido tanto. O que nos faz concluir mais uma vez que quando os jornais discutem o jornalismo, alguma coisa não vai bem – com os jornais ou com o jornalismo.


Assista ao programa na íntegra em:
www.tvebrasil.com.br/observatorio/videos.htm

Todos os comentários

Programas Anteriores

1 2 3 4 5 última

1 de 815 programas exibidos

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem