Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº970

MARKETING x QUALIDADE DE INFORMAÇÃO

Mídia e crise

Por Alberto Dines em 11/03/2003 | Programa número 231 | comentários

Bem-vindos ao Observatório da Imprensa.


Quando você vê nos jornais ou na televisão os pátios das montadoras lotados de carros você sabe que a indústria automobilística está em crise. Quando os motores de um avião são retirados porque a empresa aérea atrasou o pagamento você está sabendo que o setor está em crise. Quando um banco é vendido os correntistas sabem, quando algum serviço começa a desagradar ao público isto se transforma em notícia. Então perguntamos: quando o setor de mídia está em crise, isto não deveria aparecer na mídia?


Se um jornal está insolvente, uma rádio sob intervenção de um banco ou uma emissora de tv demite um grande número de funcionários os leitores, ouvintes e telespectadores não deveriam ser informados de que o veículo está em dificuldades? Este não é um problema abstrato ou teórico, é uma questão real, concreta e gravíssima porque todo o sistema mediático brasileiro atravessa neste momento a sua mais dramática crise.


Ontem foi consumada uma operação de salvamento que, na realidade, trouxe novos donos para a Gazeta Mercantil. O jornal octogenário patinava numa crise que foi agravada há pouco tempo quando dois gigantes, o grupo Folha e o grupo Globo, juntaram seus fabulosos recursos para lançar um concorrente, o ‘Valor’. Acontece que hoje os dois sócios que pareciam imbatíveis também passam por sérios apertos e o pior, estão brigados. A nova empresa não pode crescer, não tem como investir e não aparece ninguém que se candidate a comprá-la.


Conclusão: os gigantes canibalizaram a Gazeta Mercantil e hoje estão tomando amargos remédios contra a indisgestão. A sociedade brasileira não está sendo informada a respeito deste quadro dramático que envolve os veículos que deveriam ser seus fiéis e verazes informadores. Então, além do problema da crise econômico-financeira, temos diante de nós algo ainda mais grave e pernicioso: uma perigosa crise de credibilidade. Temos a certeza de que esta edição do Observatório da Imprensa não agradará à maioria das empresas jornalísticas mas o Observatório da Imprensa nasceu para isso mesmo: para discutir publicamente os assuntos que a mídia não tem coragem de encarar.


Assista ao compacto desse programa em:
www.tvebrasil.com.br/observatorio/videos.htm

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