Domingo, 17 de Dezembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº970

REGRAS DAS ELEIÇÕES 2006

Mídia e eleições em tempos de sanguessugas

Por Alberto Dines em 08/08/2006 | Programa número 384 | comentários

Bem-vindos ao Observatório da Imprensa.

Não é todo dia que temos uma aula de jornalismo nas dependências do Congresso. Hoje, depois da sessão da CPI dos Sanguessugas, o deputado e experiente jornalista Fernando Gabeira, quando assediado pelos repórteres que lhe perguntavam coisas de dias anteriores, fez uma edição do Observatório da Imprensa nos corredores da Câmara dos Deputados.


Não é a primeira vez que um presidente da República tenta a reeleição. Fernando Henrique Cardoso também tentou. A diferença entre 1998 e 2006 é que, embora fosse a primeira vez, aquela eleição foi menos atribulada.


O presidente Lula chegou a comentar em tom de blague que às vezes não sabe quando é candidato e quando é o chefe da Nação. Mas neste ano temos dois outros complicadores: os mensaleiros e os sanguessugas comprovadamente implicados nos escândalos. Podem candidatar-se? E se eleitos, podem tomar posse?


São problemas políticos, mas há um problema específico que diz respeito diretamente a este Observatório da Imprensa. Como o rádio e a TV são concessões, o Poder Público tem a obrigação de evitar que candidatos sejam favorecidos por uma maior exposição e, neste caso, como ficam os candidatos a deputado que investigam os sanguessugas e a máfia que tomou conta de Rondônia? Eles devem interromper suas atividades ou simplesmente desaparecer do noticiário? Apesar das sucessivas crises e ameaças de ruptura, o Brasil é um dos poucos países que contam com um Judiciário exclusivamente dedicado às questões eleitorais. E quem vai responder a todas estas questões é o presidente do Tribunal Superior Eleitoral.


Assista ao compacto desse programa em:
www.tvebrasil.com.br/observatorio/videos.htm

Todos os comentários

Programas Anteriores

1 2 3 4 5 última

1 de 815 programas exibidos

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem