Segunda-feira, 18 de Junho de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº991
Menu

OLIMPÍADAS

Mídia e esportes

Por Alberto Dines em 31/08/2004 | Programa número 300 | comentários

Bem-vindos ao Observatório da Imprensa.


As Olimpíadas acabaram no domingo e hoje já deveriam estar fora das primeiras páginas não fosse a extraordinária façanha no qual foi envolvido involuntariamente o nosso maratonista Vanderlei Cordeiro.


Mas o que chama a atenção foi o fato de que hoje, terça-feira, os três grandes jornais nacionais deixaram de lado suas transcendentais preocupações com o estado do mundo e do país para comentar a participação brasileira na grande competição de Atenas.


Pode-se dizer que o esporte deixou os cadernos especializados para subir no pódio das páginas mais nobres, as dos editoriais. Tudo indica que terminou a sede de medalhas e a pressão sobre os atletas e vai começar a pressão sobre as entidades esportivas, sobre o Governo e os patrocinadores.


Faltam três anos para os Jogos Panamericanos aqui no Rio, faltam quatro anos para a nova edição dos Jogos Olímpicos em Pequim e antes de decidirmos se devemos dar mais ênfase ao hipismo e ao iatismo que nos deram dois ouros convém discutir o papel da imprensa. E este papel não se resume à cobertura dos grandes eventos mas inclui principalmente o estímulo aos esportes ditos amadores, sobretudo aqueles que não despertam grandes paixões e não atraem grandes multidões.


Discutir a mídia é a nossa obrigação e hoje estamos aqui exatamente para isso – para discutir a mídia diante do maior evento esportivo do mundo. E lembrar que este evento foi imaginado não para promover a xenofobia e sim a aproximação entre os povos.


Assista ao compacto desse programa em:
www.tvebrasil.com.br/observatorio/videos.htm

Todos os comentários

Programas Anteriores

1 2 3 4 5 última

1 de 815 programas exibidos

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem