Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº969

EM BUSCA DA VERDADE (LULA x NEW YORK TIMES)

Mídia e mentiras

Por Alberto Dines em 01/06/2004 | Programa número 287 | comentários

Bem-vindos ao Observatório da Imprensa.


Quem fabrica as mentiras – os governos, a mídia ou os dois combinados? A mentira está na ordem do dia e aparentemente não vai sair tão cedo. Onde há guerras, há mentiras, a luta política alimenta-se de mentiras, calúnias e bravatas, o terrorismo é a mentira disfarçada em suicídio.


O novo capítulo da novela da mentira na mídia começou na semana passada, quando o New York Times, novamente, publicou um ousado e inédito pedido de desculpas aos seus leitores e, portanto, ao mundo inteiro. Desta vez, penitenciava-se pelos erros, impropriedades e imprecisões que o jornal cometeu antes e logo depois da invasão do Iraque.


Ao contrário do mea culpa dos erros cometidos pelo repórter Jayson Blair, desta vez o caso não era particular do NYTimes mas dizia respeito à toda a imprensa americana. Toda ela embarcou na mesma canoa. Isto significa que ao desculpar-se de forma tão franca e cabal o jornal culpou os concorrentes que não souberam ou não sentiram a necessidade de fazer o mesmo.


No Brasil, evidentemente, o caso chamou pouca atenção, porque ainda estamos naquele estágio em que a imprensa não gosta de revelar suas mazelas, sempre acima do bem e do mal. Mas é bom lembrar que a guerra do Iraque não é um assunto local, nem as mentiras que os governos espalham pela mídia referem-se apenas às armas de destruição em massa.


Assista ao compacto desse programa em:
www.tvebrasil.com.br/observatorio/videos.htm

Todos os comentários

Programas Anteriores

1 2 3 4 5 última

1 de 815 programas exibidos

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem