Quarta-feira, 22 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº967

A VOZ DAS FAVELAS

Mitos derrubados

Por Alberto Dines em 01/04/2008 | Programa número 455 | comentários

Bem-vindos ao Observatório da Imprensa.

A mídia cobre as favelas, mas será que a mídia ouve os favelados? Uma pesquisa publicada pelo jornal O Globo há 10 dias derrubou uma série de mitos sobre o comportamento e atitudes dos favelados do Rio e, por extensão, dos favelados nas demais metrópoles brasileiras.


Ficou evidente que uma eventual subida ao morro para acompanhar diligências policiais não é suficiente para entender uma parte da sociedade que vive na terra de ninguém, entre o estado e o crime organizado.


A pesquisa encomendada pela Central Única das Favelas desmonta estereótipos e clichês politicamente corretos que ninguém ousava questionar. Os moradores das comunidades carentes são contra a legalização das drogas e admitem que vivem sob o controle do tráfico ou das milícias. Querem a repressão policial e defendem a participação das Forças Armadas no combate ao narcotráfico.


Os resultados da pesquisa sugerem que o fracasso do combate ao crime organizado origina-se em grande parte em conceitos e doutrinas formuladas por pessoas ou entidades que desconhecem as reais necessidades das vítimas do terror.


Este Observatório da Imprensa não quer tomar partido, quer apenas que iniciativas como esta tornem-se assíduas e regulares. O exercício do jornalismo pressupõe participação e envolvimento constantes. Jornalismo não se exerce à distância.


Assista ao compacto desse programa em:
www.tvebrasil.com.br/observatorio/videos.htm

Todos os comentários

Programas Anteriores

1 2 3 4 5 última

1 de 815 programas exibidos

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem