Thursday, 28 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1281

Não ao silêncio e à mentira

Bem-vindos ao Observatório da Imprensa.

O que significa o verbo hack? Golpear, bater, quebrar. Portanto, hacker é aquele que bate, golpeia, destrói. O neologismo hackear emprega-se no mundo virtual para designar delinqüência, dolo. Há hackers que atacam para roubar e hackers que atacam simplesmente para destruir.


Foi exatamente isto que os hackers fizeram no site do Observatório da Imprensa na madrugada de sábado (3/11), em pleno feriadão. Trabalho de profissionais, planejado, tinha dois alvos estratégicos: atingir nosso sistema publicador, que permite inserção imediata de matérias, e a porta através da qual os leitores podem manifestar-se livremente.


O que pretendiam exatamente? Como todos os terroristas, pretendiam usar a violência para chamar a atenção. Por isso escolheram um site jornalístico com grande audiência. Queriam mostrar o seu poder, intimidar. Só há uma resposta à intimidação: não aceitá-la, reagir.


No passado, os jornais respondiam às ameaças, inclusive aos empastelamentos. Na era digital, a resposta deve ser idêntica. Silenciar equivale a fingir que nada aconteceu – é, portanto, uma mentira. Não aceitamos o silêncio nem a mentira. O fato de o inimigo manter-se escondido não significa ausência de inimigos, significa apenas que pretendem atacar covardemente. Uma coisa é certa: estamos de volta.


Assista ao compacto desse programa em:
www.tvebrasil.com.br/observatorio/videos.htm