Domingo, 19 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº966

BOA NOITE, BOA SORTE

O idealismo revivido

Por Alberto Dines em 07/03/2006 | Programa número 362 | comentários

Bem-vindos ao Observatório da Imprensa.


Estamos no início dos anos cinquenta, em plena era do rádio, a televisão regular começou há pouco, no fim da Guerra, Guerra nítida entre o bem e o mal que todos acreditam será a última. A tecnologia ainda é precária mas compensada pelas imagens fortes, em big-close. O nascente telejornalismo ainda não encontrou o seu caminho mas está impregnado pelo espírito romântico, altruísta e cívico da imprensa.


De repente, a inquisição, a intimidação, o terror político na pessoa do senador Joseph Mccarthy dirigido contra artistas, contra intelectuais e dirigido sobretudo contra os estúdios de Hollywood que precisavam ser controlados.


Poucos tiveram a coragem de enfrentar o macartismo. Edward ou Ed Murrow, o Stone Face, cara de pedra, enfrentou a histeria e venceu. Esta edição do Observatório da Imprensa é dedicada a ele, e ao filme do qual é o protagonista e ao bordão que celebrizou o seu programa.


‘Boa noite, Boa sorte’ estava indicado para seis categorias do Oscar. Não ganhou nenhum. Isso acontece. Mas este modesto filme curto, em preto e branco, está mexendo com a alma de muita gente. Sobretudo jornalistas e telejornalistas. O macartismo está sendo revivido e não apenas nos Estados Unidos, também aqui. Mas o segredo deste filme é a sua capacidade de reviver algo que estamos esquecendo – o idealismo.


Assista ao compacto desse programa em:
www.tvebrasil.com.br/observatorio/videos.htm

Todos os comentários

Programas Anteriores

1 2 3 4 5 última

1 de 815 programas exibidos

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem