Quarta-feira, 22 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº967

PROIBIÇÃO DE ANÚNCIOS DE CIGARRO NA MÍDIA

O Informante

Por Alberto Dines em 11/07/2000 | Programa número 110 | comentários

Bem-vindos ao Observatório da Imprensa.

Quantos fumantes você conhece que desenvolveram câncer de pulmão? Faça as contas e tire as conclusões. Agora tente lembrar-se do enredo do filme O Informante, que focalizamos aqui neste programa no final de fevereiro. Para quem não viu ou esqueceu: o filme conta as manobras das tabaqueiras americanas para impedir a exibição da denúncia de um programa de televisão sobre os malefícios do cigarro.


O que vamos mostrar no programa de hoje não foge muito ao enredo de O Informante, baseado aliás num fato verdadeiro. Uma repórter da Folha de S. Paulo teve acesso a documentos da Philip Morris onde se revela a estratégia para impedir a aprovação de leis destinadas a banir a publicidade de cigarros.


Acontece que neste exato momento pelo menos duas poderosas associações brasileiras, uma de empresas de televisão e outra de regulamentação publicitária, estão empenhadíssimas numa campanha contra o projeto de lei proposto pelo Ministério da Saúde para proibir a propaganda de cigarros. Alegam que estão defendendo a liberdade de expressão.


Acontece que a estratégia da Philip Morris preconiza exatamente isso – levantar a questão da liberdade para impedir qualquer proibição aos anúncios de cigarro.


Esta reportagem da Folha, comentada no último domingo pelo colunista Elio Gaspari, muda totalmente o foco da questão: a estranha reação ao projeto do ministro Serra é sincera, envolve princípios ou é manobra para proteger a fabulosa verba de quase 60 milhões de reais que as tabaqueiras gastam em publicidade no Brasil? Você é quem vai julgar.


Assista ao compacto desse programa em:
www.tvebrasil.com.br/observatorio/videos.htm

Todos os comentários

Programas Anteriores

1 2 3 4 5 última

1 de 815 programas exibidos

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem