Sexta-feira, 24 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº967

ESPECIAL PRESIDENTES (10º ANIVERSÁRIO)

O papel da mídia na consolidação da democracia

Por Alberto Dines em 06/05/2008 | Programa número 460 | comentários

Bem-vindos ao Observatório da Imprensa.

Este Observatório da Imprensa nasceu na televisão há exatos dez anos, em 5 de maio de 1998. Mas começou na internet dois anos antes, em 1996, onde continua até hoje. Dois anos antes, em 1994, inaugurava-se na Unicamp o Labjor, Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo. Nosso projeto foi incubado numa universidade mas não é um projeto acadêmico, o Observatório está na TV mas não é um espetáculo, é uma ação cívica, porque numa democracia o acompanhamento crítico da imprensa é indispensável para o aperfeiçoamento das instituições.


Ao longo desta década ficou evidente que a imprensa não pode colocar-se acima de qualquer questionamento, ela não é infalível mas ela não pode ser cobrada pelo Governo, neste caso a cobrança soaria como ameaça. Só a sociedade pode oferecer o contrapoder ao poder da imprensa. Este Observatório é um dos seus auxiliares. Há outros, quanto mais, melhor.


Se o cidadão precisa da ajuda da imprensa para entender o que se passa à sua volta, a imprensa não pode dispensar a ajuda do cidadão para melhorar o seu desempenho. É isso que dizemos há dez anos.


Assista ao compacto desse programa em:
www.tvebrasil.com.br/observatorio/videos.htm

Todos os comentários

Programas Anteriores

1 2 3 4 5 última

1 de 815 programas exibidos

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem