Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº969

TVS PÚBLICAS

O que pode uma TV pública

Por Alberto Dines em 05/09/2006 | Programa número 388 | comentários

Bem-vindos ao Observatório da Imprensa.


Você já nos conhece, sabe que uma das nossas marcas e o nosso compromisso é caminhar na contra-corrente. Por isso, enquanto a mídia se distrai ou se empolga com a guerra eleitoral, este Observatório está mais preocupado com o chamado day after, o dia seguinte.


Dentro de um mês ou no máximo dois, dependendo do número de turnos da eleição presidencial, estaremos diante de um problema concreto: qual será a agenda para a televisão brasileira? A simples mudança tecnológica de TV analógica para TV digital será suficiente para mudar os nossos paradigmas? Mudar apenas o sistema de transmissão e recepção não significaria consagrar a impressão de que a imagem é mais importante do que o conteúdo?


Não é a primeira vez que este Observatório trata da TV Pública. Na verdade, cada vez em que falamos de televisão somos obrigados a mencionar a necessidade de implementar a TV Pública em nosso país. Mas é a primeira vez que este Observatório, hóspede das mais importantes emissoras da TV Pública brasileira, converte-se em anfitrião e não apenas destas emissoras mas também da Abepec, a Associação Brasileira das Emissoras Públicas, Educativas e Culturais.


É preciso lembrar que todas, todas as emissoras de televisão e rádio são concessões públicas, portanto têm compromissos com a sociedade, são igualmente públicas. Não podemos esquecer também que o nosso conceito de TV Pública ainda não se iguala à modelar TV Pública inglesa, a famosa BBC, ou à versão americana, o PBS.


Chegaremos lá. Mas a etapa mais importante é a que nos aguarda nos próximos meses: desenvolver uma parceria sólida, um compartilhamento da programação, uma atuação pactuada.


Uma coisa é certa: este Observatório ou a sua versão diária radiofônica só conseguiram viabilizar-se graças à existência no Brasil de uma televisão com forte vocação pública. Somos uma modesta amostra do que pode uma TV Pública.


Assista ao compacto desse programa em:
www.tvebrasil.com.br/observatorio/videos.htm

Todos os comentários

Programas Anteriores

1 2 3 4 5 última

1 de 815 programas exibidos

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem