Quarta-feira, 23 de Janeiro de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1021
Menu

Olhar adiante

Por Alberto Dines em 16/12/2008 | comentários


Bem-vindos ao Observatório da Imprensa.

O que acontecerá amanhã geralmente não chega a preocupar. Vamos dormir com a sensação de que amanhã será igual a hoje, salvo os imprevistos. Mas quando se trata de indagar como será o próximo ano cria-se um enigma solene.


Os dias se sucedem, também os anos se sucedem e este encadeamento fica mais nítido nesta passagem de 2008 para 2009. Os grandes problemas do Brasil e do mundo não estão escondidos. A bola de cristal não precisa ser acionada. Tudo o que nos preocupa está visível, na mesa, à vista.


A pauta do próximo ano é exatamente a mesma de hoje com uma grande diferença: em 20 de janeiro os Estados Unidos terão um novo presidente, Barack Obama, e as suas opções poderão afetar drasticamente os acontecimentos. Mesmo que mude pouco. O resto fica por conta da força das expectativas.


Passou o chamado “século americano” mas nunca tivemos uma posse na Casa Branca cercada por tanta esperança, mesmo sabendo que não haverá mágicas. Consolo é saber que a humanidade não é suicida, ela se move sempre na direção ditada pelo seu instinto de sobrevivência.


Foi assim há 70 anos quando começou a Segunda Guerra Mundial, considerada a maior catástrofe dos últimos 500 anos, e assim será agora. Criaturas e nações cometem muitos desatinos mas na beira do abismo, recuam e escolhem viver.


A mudança no calendário, anunciada para ocorrer dentro de duas semanas, afetará as periodizações, a forma de organizar a história, afetará as estatísticas, os índices e os balanços. Mas continua a crise econômica mundial, continuam as guerras, sobretudo as guerras religiosas, continua o desgaste do meio-ambiente, continua a fome, a injustiça e a corrupção. E continua também o emaranhado político que culminará na sucessão presidencial em 2010.


O pior ficou para trás quando escolhemos a democracia como forma de viver.


Assista ao compacto desse programa em:
www.tvebrasil.com.br/observatorio/videos.htm

Todos os comentários

Programas Anteriores

1 2 3 4 5 última

1 de 815 programas exibidos

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem