Segunda-feira, 26 de Fevereiro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº975

GUERRAS NO MUNDO

Oriente Médio e Ucrânia

Por Alberto Dines em 29/07/2014 | Programa número 735 | comentários

Para marcar os 100 anos do início da Primeira Guerra Mundial, no próximo dia 28 de julho, o Observatório da Imprensa vai debater os dois conflitos atuais que mobilizam a opinião pública: a luta separatista dos rebeldes na Ucrânia e a luta entre israelenses e palestinos na Faixa de Gaza.

Paralela ao mundo real, há uma guerra virtual. Palestinos e israelenses utilizam o YouTube para marcar suas posições. Vídeos, textos e até desenhos animados são usados com mensagens e discursos beligerantes. Em princípio restrita a região, a batalha já extrapolou fronteiras.

Nas redes sociais do mundo todo, mensagens ideológicas e agressivas são postadas e incitam a discussão. Vídeos de propaganda e ameaças mútuas circulam na internet. Hackers usam o Twitter, enviam SMS com notícias falsas e invadem sites pessoais para postar informações irreais. Não há espaço para a paz.

A mídia dá amplo destaque às batalhas, com análises e artigos de especialistas, mas não incentiva o diálogo permanente de conciliação.

Alberto Dines recebe no estúdio do Rio de Janeiro o cientista político Renato Lessa, o antropólogo Paulo Hilu e o jornalista Michael Kepp.

Todos os comentários

Programas Anteriores

1 2 3 4 5 última

1 de 815 programas exibidos

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem