Terça-feira, 20 de Novembro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1014
Menu

Os avanços e desafios da web

Por Alberto Dines em 24/03/2009 | comentários

Bem-vindos ao Observatório da Imprensa.

Entre a invenção de Gutenberg e o primeiro periódico impresso tivemos que esperar cerca de 150 anos. Nos quatrocentos anos seguintes, o jornalismo impresso enfrentou enormes desafios tecnológicos e políticos. Venceu todos. Principalmente contra o cinema, o rádio e a televisão.


A rede mundial de computadores completou agora seus primeiros vinte anos e alguns profetas já decretaram que o jornalismo virtual está fadado a acabar com o jornalismo impresso.


Esta é uma forma apressada de examinar a história da humanidade. Os confrontos e choques geralmente são resolvidos pelas sínteses. O ser humano não abre mão daquilo que lhe convém. E a imprensa está associada a todos os avanços políticos dos últimos dois séculos, a começar pela revolução americana, francesa e o iluminismo.


Apesar do crescimento vertiginoso da internet, ela parece triunfar principalmente como tecnologia de comunicação, ferramenta de participação e inclusão, prestadora de serviços. Ela já passou por duas bolhas e agora está num impasse não menos grave do que aquele que envolve a mídia impressa: se a rede continua entregando todo o seu conteúdo graciosamente ela não terá como subsistir e, se cobrar, perderá a vantagem do acesso irrestrito.


Este é um bom combate, porque está no início, jamais terá ganhadores e todos se beneficiarão.


Assista ao compacto desse programa em:
www.tvebrasil.com.br/observatorio/videos.htm

Todos os comentários

Programas Anteriores

1 2 3 4 5 última

1 de 815 programas exibidos

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem