Terça-feira, 21 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº966

PACTO NACIONAL CONTRA A VIOLÊNCIA

Pacto nacional contra a violência

Por Alberto Dines em 18/07/2006 | Programa número 381 | comentários


Bem-vindos ao Observatório da Imprensa.


Será possível tirar a questão da violência dos palanques eleitorais? Em outras palavras: a mídia conseguirá convencer as forças políticas para juntarem-se num pacto contra o poder do narcotráfico? Você já ouviu estas perguntas aqui. E foi muito recentemente, logo depois da primeira ofensiva do PCC na ocasião. A conclusão dos participantes foi unânime: a idéia é generosa mas em eleição todos querem brigar.


Isso foi há seis semanas. Depois da segunda ofensiva do PCC os diversos candidatos ficaram ainda mais excitados e serviram-se da situação reinante para deflagrar uma guerra aberta.


A reação da imprensa foi quase imediata: em editoriais ou artigos assinados começaram a aparecer manifestações, embora isoladas e discretas, mas decididamente contra a exploração eleitoral da crise paulista. Um seminário em Madrid na semana passada serviu para lembrar aos jornalistas brasileiros lá presentes o histórico pacto de Moncloa que pavimentou a transição espanhola da ditadura franquista para a democracia plena e a prosperidade.


Por isso não vacilamos ao decidir voltar ao assunto hoje: será que o eleitor quer ouvir esta lavagem de roupa suja sobre a situação dos presídios e o crescimento do narcotráfico ou prefere ver os governos e os partidos trabalhando juntos e imediatamente para o restabelecimento do estado de direito? Nossa cultura política só admite enfrentamentos radicais ou já está pronta para começar a pensar em tréguas ou coalizões?


Assista ao compacto desse programa em:
www.tvebrasil.com.br/observatorio/videos.htm

Todos os comentários

Programas Anteriores

1 2 3 4 5 última

1 de 815 programas exibidos

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem