Sábado, 23 de Junho de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº992
Menu

MILÍCIAS X IMPRENSA - O DIA

Paramilitares contra o Estado

Por Alberto Dines em 03/06/2008 | Programa número 464 | comentários

Bem-vindos ao Observatório da Imprensa.


Estamos todos de parabéns: nossa imprensa completou no domingo (1/6) dois séculos de existência. Este que chamamos de quarto poder é mais antigo do que os outros três (Executivo, Legislativo e Judiciário). É um aniversário ainda mais importante do que a criação da Impressão Régia, porque nada teve a ver com chegada da Família Real portuguesa ao Brasil. Para circular livremente na colônia, o Correio Braziliense precisou ser escrito e impresso em Londres, onde o longo braço da Inquisição não alcançaria pela segunda vez nosso primeiro jornalista, Hipólito da Costa.


Acontece que este aniversário não foi comemorado. Nossos jornais e revistas, que deveriam comemorar um passado memorável, colocaram a festa na clandestinidade. Apenas a Folha de S.Paulo teve a ousadia de lembrar a data, mas não conseguiu esmiuçar as razões do nosso atraso na entrada da Era Gutenberg. Para não lembrar que a censura religiosa foi a responsável pelo nosso atraso cultural, preferiu-se ignorar a festa e assim não nomear os culpados pelo longo período de trevas.


Este embargo noticioso deixa nossa imprensa muito mal. A próxima edição do Observatório da Imprensa vai tratar da festa que não aconteceu. Deveríamos fazê-lo hoje, mas a agressão das milícias ao jornalismo carioca impõe este adiamento. Nosso patrono, Hipólito da Costa, agiria da mesma maneira.


O seqüestro e tortura de uma equipe do jornal O Dia, que foi investigar as atividades das milícias, não é um caso local ou estadual. Estamos diante de um motim de paramilitares contra o Estado brasileiro.


O ministro da Justiça está em férias, tem todo o direito, mas o Estado brasileiro não pode tirar férias. A agressão das milícias aos jornalistas que cumpriam seu compromisso social confronta a Constituição que garante a liberdade, confronta os poderes constituídos e cria no Rio de Janeiro um foco intolerável de subversão da ordem.


Assista ao compacto desse programa em:
www.tvebrasil.com.br/observatorio/videos.htm

Todos os comentários

Programas Anteriores

1 2 3 4 5 última

1 de 815 programas exibidos

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem