Segunda-feira, 20 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº966

VILLAS-BÔAS CORRÊA

Processo político

Por Alberto Dines em 03/09/2002 | Programa número 212 | comentários

Bem-vindos ao Observatório da Imprensa.


Você sabe que a política não se resume a eleições. Você sabe também que quanto mais discutimos política nos intervalos entre os pleitos melhor transcorre o próprio processo eleitoral. Mas também é preciso olhar para eleições passadas porque o processo político é contínuo, interligado, ininterrupto mesmo quando ocorre alguma interferência ilegítima.


Em política como na vida, tudo se relaciona, nada é fortuito ou casual. Nesta campanha alguns candidatos ao Planalto referem-se com insistência a Getúlio Vargas e a Juscelino Kubitschek. Não precisamos do diploma de historiador para discutir os dois estadistas e o cenário onde ambos viveram seus momentos maiores. Neste sentido o ano de 1945 é um marco: terminou a Segunda Guerra Mundial com a derrota do nazifascismo.


Em 1945, e não por coincidência, o país foi redemocratizado ou democratizado pela primeira vez. Para fazer a indispensável ligação do presente com o passado dispomos felizmente de testemunhos de participantes da vida política desde então. E, melhor do que isso, dispomos de observadores, eqüidistantes e sensíveis, capazes de registrar a evolução do processo inteiro mostrando ao eleitor de hoje as conexões entre o seu voto em 6 de outubro com o dos pleitos anteriores.


Um destes observadores completou 54 anos no seu posto e acaba de publicar um livro com o relato das suas vivências. Luiz Antônio Villas-Bôas Corrêa, que sua legião de colegas e amigos chama carinhosamente de ‘o Villas’, já concedeu diversas vezes a este Observatório da Imprensa o privilégio de contar com a sua acuidade e sua contundência. Mas não podemos perder esta rara oportunidade de juntar o lançamento do seu livro e a proximidade das eleições para fazer com ele e outros repórteres políticos um exercício de história viva,uma ponte entre o presente e o passado. Será instrutivo e sobretudo útil antes de acionar a urna eletrônica.


Assista ao compacto desse programa em:
www.tvebrasil.com.br/observatorio/videos.htm

Todos os comentários

Programas Anteriores

1 2 3 4 5 última

1 de 815 programas exibidos

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem