Terça-feira, 21 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº966

LIMITES ÉTICOS NAS MÍDIAS DIGITAIS

Programa debate a divulgação de vídeos e fotos na internet

Por Alberto Dines em 18/09/2012 | Programa número 657 | comentários

Bem-vindos ao Observatório da Imprensa.

Combinada à política, a religião exibe novamente a sua carga de rancor. O paroxismo, novamente protagonizado pelo extremismo islâmico, começa a se tornar rotina. Este é o perigo: o mundo moderno, imperiosamente globalizado, está sendo varrido periodicamente por irrupções de ódio político-religioso e se acostuma a este tipo de ruptura.

A "Primavera Árabe" trouxe o voto universal a países que desconheciam o poder das urnas, mas a democracia não se resume ao ato de votar. Sem respeito às inevitáveis diferenças no gênero humano e desprezando a tolerância, uma sociedade não pode pretender a classificação de democrática.

E isto vale tanto para a república americana, com mais de dois séculos de existência, como vale para a república egípcia ora em gestação.

O fanatismo da direita americana, que inspirou o clipe contra Maomé, veiculado no YouTube, é aparentemente inofensivo, mas tão nocivo quanto a reação delirante e sanguinária que está provocando em todo o Oriente, do Mediterrâneo à Ásia Central.

Ao adotar as tecnologias ocidentais, o Oriente se recusa a conviver com valores que tornaram possíveis estas tecnologias. O Ocidente também reagiu ao avanço produzido pelas maquinetas inventadas por Gutenberg, também cortaram-se muitas cabeças. O nazi-fascismo e o comunismo estalinista foram as últimas barreiras contra a tolerância. E ruíram fragorosamente.

Às vésperas do primeiro milênio, na Espanha, o islamismo representou uma abertura filosófica e cultural. Agora, no início deste terceiro milênio, torna-se evidente a sua obsolescência apegada apenas ao ódio.

Guerras santas, como todas as guerras, são abomináveis em qualquer parte.

Todos os comentários

Programas Anteriores

1 2 3 4 5 última

1 de 815 programas exibidos

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem