Domingo, 25 de Junho de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº946

INTERNET

Redes sociais

Por Alberto Dines  em 21/04/2015 | Programa número 770 | comentários

O Observatório da Imprensa questiona o papel das redes sociais e da internet na vida das pessoas que buscam e produzem informação.

As redes já reúnem mais de um bilhão de usuários ao redor do mundo. Segundo pesquisas, o Facebook, a maior plataforma do gênero seguida pelo Youtube, conecta 1,35 bilhão de pessoas, 40% de todas as redes, mas vem perdendo terreno entre os jovens, que preferem o Instagram, aplicativo de postagens de fotos, e o Tumblr.

A perenidade das redes, que entram e saem de moda, leva à discussão se os impressos estão mesmo com os dias contados como anunciam alguns alarmistas, ou se permanecerão como referências de jornalismo. Fato é que o mundo digital vem influenciando o “modelo clássico” da comunicação, “emissor > receptor”, mudando a rotina de vários profissionais, inclusive os de comunicação, por causa da interatividade e rapidez.

A notícia pode chegar antes nas redes. Nelas, através de uma constante fabricação virtual de si mesmo, todos parecem dizer: “Todo mundo é especial! Você é especial! ” A chamada “selfie” virou verbete: foi eleita a palavra do ano pelo Dicionário Oxford.

A obsessão pela autoimagem, narcisismo e individualismo levam a uma alienação social, na medida que as pessoas facilmente se desligam de conversas no mundo real para checar mensagens e notificações nas redes sociais. A velocidade das redes traz a sensação de que as 24 horas do dia não são suficientes.

A rápida conexão une pessoas e objetivos comuns enquanto afasta os divergentes. O Observatório quer levantar a debate para o fenômeno de comunicação que atrai milhares, mas que também provoca polêmica.

Todos os comentários

Programas Anteriores

1 2 3 4 5 última

1 de 815 programas exibidos

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem