Sexta-feira, 24 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº967

REFLEXÕES 2011 / PROJEÇÕES 2012

Conexões do ontem, hoje e amanhã

Por Alberto Dines em 27/12/2011 | Programa número 625 | comentários

Bem-vindos ao Observatório da Imprensa.

O que se pode dizer sobre 2011 é que foi um ano sem fim de ano. Esta continuidade não é nova. O calendário é uma mera convenção, dezembro e janeiro são contíguos, encadeados, mas raras vezes evidenciaram-se como agora as conexões entre a história de hoje e a de ontem, e esta com a de amanhã.

O fascínio do Jornalismo reside justamente na sua capacidade de oferecer visões simultâneas, verdadeira máquina do tempo que pode ser acessada em qualquer momento: as manchetes de hoje falam sobre a crise do euro mas para entendê-la somos obrigados a remontar às primeiras iniciativas para uma federação européia, seis anos depois do fim da segunda guerra mundial. A crise financeira começou em 2008 e seus efeitos certamente continuarão ao longo desta década. A primavera árabe já está no inverno e não ficará nisso.

A quarta edição deste caderno anual de reflexões não terá a participação do cientista político Renato Lessa mas conta com a presença do poeta e crítico literário Affonso Romano de Sant'Anna, ao lado do economista e ambientalista Sérgio Besserman e do jornalista e escritor Claudio Bojunga.

Todos os comentários

Programas Anteriores

1 2 3 4 5 última

1 de 815 programas exibidos

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem