Thursday, 28 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1281

Relaxar e torcer

Bem-vindos ao Observatório da Imprensa.

Vai ser dada a largada: na sexta-feira começam os Jogos Pan-Americanos, o 15º Pan, a maior festa esportiva em território brasileiro desde a Copa de 1950, de triste memória.


A mídia está animadíssima, serão 18 dias muito quentes com competições, suspense, torcida, patriotismo, lágrimas e uma nova fornada de heróis, heroínas e celebridades. Toda festa esportiva é um espetáculo mediático. Neste caso, servirá para compensar a enxurrada de vexames que nos chegam do Senado ou via Polícia Federal.


O Rio foi escolhido como sede deste Pan há cinco anos. Neste intervalo, alguns jornalistas, poucos na realidade, tiveram a ousadia de questionar a validade deste brutal esforço e dos enormes gastos diante do nosso elenco de prioridades. Hoje mesmo, no Globo, o jornalista Ali Kamel pergunta se estes 3 bilhões e meio de reais gastos no Pan não poderiam ser melhor utilizados para minorar a situação do milhão de favelados do Rio de Janeiro. Agora é tarde.


Neste Pan há outra questão mediática completamente ignorada: a Radiobrás foi autorizada a transmitir todos os lances do Pan. Seria a primeira vez que um canal não comercial transmitiria uma grande festa desportiva. Belíssima oportunidade para testar a anunciada Rede Pública deTv e, infelizmente, desperdiçada.


Agora é tarde, melhor relaxar… E torcer.


Assista ao compacto desse programa em:
www.tvebrasil.com.br/observatorio/videos.htm