Segunda-feira, 20 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº966

ESTUPROS GLOBALIZADOS

Caso de estupro e morte na Índia gera debates pelo mundo

Por Alberto Dines em 15/02/2013 | Programa número 671 | comentários

 

Observatório da Imprensa dessa semana debate o caso da estudante indiana estuprada e morta por seis homens, que expôs ao mundo as violações aos direitos da mulher. Protestos tomaram conta das ruas de Nova Déli e ecoaram pelo mundo. A mídia divulgou o caso em todas as plataformas, inclusive  nas redes sociais, onde foi objeto de debates.

O trabalho da imprensa estimulou a discussão em países com o mesmo problema, como o Nepal. A questão envolve cultura patriarcal e misoginia em um mundo cada vez mais globalizado. Os Estados Unidos são um exemplo disso no ocidente. Estupros seguidos de morte ocorrem em larga escala e muitos criminosos saem impunes. Alguns estupros chegaram a ser exibidos em tempo real, como na cidade de Steubenville. Apesar dos avanços do mundo hiperconectado, os abusos contra a mulher ainda são arcaicos.

Esta semana, Alberto Dines recebe a Chefe da Polícia Civil do Rio de JaneiroMartha Rocha. Em São Paulo, conta com a presença da jornalista Florencia Costa, autora do livro Os Indianos. Em Brasília, a convidada é a Secretária Nacional de Enfrentamento à Violência contra as MulheresAparecida Gonçalves.

Todos os comentários

Programas Anteriores

1 2 3 4 5 última

1 de 815 programas exibidos

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem