Quarta-feira, 22 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº967

PROPAGANDA ELEITORAL * OTÁVIO FRIAS FILHO

Sensacionalismo

Por Alberto Dines em 18/08/1998 | Programa número 016 | comentários

Começa hoje uma nova fase da temporada eleitoral com a propaganda gratuita.

Em função dos ajustes na programação de todas as emissoras de rádio e Tv, este Observatório será apresentado na TVE e em diversas emissoras da Rede Educativa com apenas dois blocos. Na Tv Cultura e outras emissoras continuará com três blocos.


Este novo estágio da campanha certamente acabará com o marasmo apontado pelos analistas. Esperamos que acabe também com o perigoso antídoto que a mídia descobriu para animar o ambiente.


Este falso agito começou há duas semanas quando alguns veículos deixaram-se impregnar pelo ‘complexo Monica Lewinsky’. E entregaram-se ao delírio denuncista e sensacionalista.


Primeiro tentaram mostrar que um dos candidatos à Presidência não é probo nos seus modestos negócios pessoais. Depois, para mostrar isenção, começa-se a fuxicar a vida privada de outros candidatos.


Decididamente, este não é o padrão de jornalismo que a sociedade brasileira necessita em momento tão importante da sua história. Não se faz jornalismo investigativo com métodos tão tacanhos.


Este Observatório chama a atenção para uma situação grave: nestes últimos meses não houve fato ou situação em que a própria mídia não aparecesse no noticiário pela forma de obter e apresentar informações. Da Copa à Xuxa, do viagra ao maníaco sexual evidencia-se que a maneira de obter e mostrar os fatos está deformando a própria percepção e o entendimento desses fatos. Neste sentido, consideramos úteis as queixas da frente das oposições no tocante ao tratamento que lhe dá a mídia.


Não nos cabe emitir juízos sobre a validade da queixa, mas como devotos da crítica – desde que respeitosa – saudamos tudo o que pode ajudar a esclarecer as relações da imprensa com o público.


Mas, atenção, não confundir vigilância com coação. Por acreditar no confronto de idéias, prosseguimos com o debate através da série de depoimentos com figuras chave do nosso jornalismo. Não estamos interessados em promover pugilatos mas em promover a pluralidade. Alguns de nossos entrevistados não se entendem. Mas temos a certeza de que disso resultará um melhor entendimento do que é jornalismo.


Assista ao compacto desse programa em:
www.tvebrasil.com.br/observatorio/videos.htm

Todos os comentários

Programas Anteriores

1 2 3 4 5 última

1 de 815 programas exibidos

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem