Quinta-feira, 23 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº967

HSBC

Swissleaks

Por Alberto Dines em 10/03/2015 | Programa número 764 | comentários

O maior vazamento de dados bancários suíços da história, o Swissleaks, ganhou destaque na mídia internacional e chacoalhou a economia de vários países a partir da investigação multinacional conduzida pelo Consórcio de Jornalistas Investigativos (ICIJ) em parceria com o jornal francês Le Monde. Os dados se referem aos anos de 2006 e 2007, período em que o banco abrigou mais de 100 bilhões de dólares de 106 mil clientes de 203 países.

Do Brasil, são 6.606 contas bancárias de 8.667 clientes e um valor movimentado de 7 bilhões de dólares, equivalente a cerca 20 bilhões de reais. Algumas delas, supostamente, realizaram remessas ilegais. Os documentos foram obtidos pelo consórcio com base nas informações retiradas do private bank em Genebra, pelo ex-funcionário do HSBCHervé Falciani.

Para realizar a árdua tarefa, o ICIJ montou um time de 140 jornalistas em 45 países para fazer a apuração dos dados. No Brasil, o escolhido foi o jornalista do UOL Fernando Rodrigues, integrante do ICIJ. Ele vem investigando as fichas de correntistas brasileiros e já divulgou possíveis desvios de empresários. Mas ainda há muito mais a ser revelado. Fernando Rodrigues através do seu Blog já informou que só vai identificar pessoas que tenham atividade de interesse público.

O Observatório da Imprensa, a partir do assunto, vai analisar o jornalismo investigativo e o de dados praticado hoje e os limites da mídia no mundo globalizado.

Todos os comentários

Programas Anteriores

1 2 3 4 5 última

1 de 815 programas exibidos

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem