Sexta-feira, 24 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº967

INCÊNDIO

Tragédia em Santa Maria

Por Alberto Dines em 26/02/2013 | Programa número 673 | comentários

 

Bem-vindos ao Observatório da Imprensa.

Exato um mês depois da catástrofe de Santa Maria, que tirou a vida de 239 jovens brasileiros, o Observatório da Imprensa foi à cidade gaúcha para trazer uma história que a grande imprensa não quer ou não tem condições de relatar.

Há dois anos vivemos a mesma situação em proporções muito maiores na Região Serrana Fluminense, quando cerca de mil pessoas morreram afogadas ou soterradas por uma tromba d'agua.

Nestas duas tragédias encontramos uma personagem ignorada ou esquecida, porém essencial para a própria sobrevivência da entidade chamada imprensa.

Fomos à devastada Serra Fluminense e agora à enlutada Santa Maria para buscar ecos da dor e encontramos a imprensa local, a chamada pequena imprensa, na realidade a grande pequena imprensa, infatigável colmeia que produz informações, emoções, produz sobretudo solidariedade.

A grande imprensa não existe solta no espaço, seus atributos dependem dos atributos do espírito cidadão que circula em sistemas de alto-falantes, rádios e tevês comunitárias, jornais de bairro, semanários e diários regionais.

Quem sofre o primeiro impacto é o jornalista local. Sua sensibilidade e discernimento são essenciais. Seu espanto ou sua dor são decisivos.

A catástrofe de Santa Maria, como antes a da Serra Fluminense, mostram que o sistema midiático é imperiosamente pluralista, integrado. O interesse do leitor distante vai numa direção, a palpitação do vizinho vai em outra. Juntos compõem os caminhos da verdade. Separados fazem apenas meia verdade.

O projeto para uma grande pequena imprensa faz parte da história deste Observatório. Oxalá possamos desenvolvê-lo em circunstâncias diferentes – com suor, sim, porém sem sangue ou lágrimas.

A reportagem que apresentaremos a seguir só foi possível com a participação de profissionais da imprensa de Santa Maria. Do jornal A Razão, fundado há 78 anos; da Rádio Imembuí, que completa este mês 71 anos; da Tv Comunitária Santa Maria, criada em 2009 e da afiliada local da RBS. Profissionais que convivem com essa tragédia desde a madrugada de 27 de janeiro. E com ela ficarão para sempre.

Todos os comentários

Programas Anteriores

1 2 3 4 5 última

1 de 815 programas exibidos

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem