Sábado, 23 de Setembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº958

A MÍDIA COMO PERSONAGEM

Tudo começou com Balzac

Por Alberto Dines em 17/07/2012 | Programa número 648 | comentários

Bem-vindos ao Observatório da Imprensa.

Tudo começou com Honoré de Balzac: ele é o pai do moderno romance mas é também pai – ou padrasto – da crítica da imprensa pela via da ficção. A trilogia "Ilusões Perdidas" começou a ser publicada em 1836, poucas décadas depois da criação da própria palavra "jornalismo" e do espetacular salto da imprensa francesa em termos de audiência e poder.

Nem os jornais nem jornalistas preocuparam-se em revidar as críticas de Balzac. Principalmente porque Balzac, como muitos romancistas contemporâneos, utilizou intensamente a imprensa diária para veicular os seus folhetins antes de serem impressos em formato livro.

O teatro foi outra arte que satirizou o jornalismo, mas a campeã em matéria de utilização da imprensa e da mídia como assunto foi a sétima arte, o cinema. Na telona dos cinemas ou na telinha da tv, ao longo de quase 120 anos, a imprensa tem sido intensamente focalizada, ora para ser denunciada ou glorificada.

Protagonista da sociedade contemporânea, a mídia informativa tem aversão aos holofotes. Utiliza-os profusamente em todas as esferas e oportunidades mas poupa-se e não é por modéstia: não gosta de expor as suas mazelas, prefere discuti-las em ambientes fechados, temerosa dos efeitos sobre a sua credibilidade.

Esta "discrição" não tem evitado que a imprensa esteja cada vez mais exposta e visível. Livros como "Os Imperfeccionistas", "Exclusiva" e a trilogia "Millenium" seguem a trilha iniciada por Balzac há 176 anos. E um novo seriado americano, "Newsroom", apesar de estar apenas no quarto episódio e em pleno verão promete trazer para o grande público algo mais contundente do que a coluna de um ombdusman.

Todos os comentários

Programas Anteriores

1 2 3 4 5 última

1 de 815 programas exibidos

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem