Sexta-feira, 23 de Fevereiro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº975

CASO SEAN

Um drama com antecedentes bíblicos

Por Alberto Dines em 10/03/2009 | Programa número 493 | comentários

Bem-vindos ao Observatório da Imprensa.

O drama que envolve o menino Sean tem antecedentes bíblicos. É talvez a mais conhecida história do Velho Testamento.


Ao rei Salomão foram trazidas duas mulheres que reclamavam a mesma criança. O sábio rei pediu uma espada e disse que dividiria a criança entre as duas litigantes. Uma delas aceitou a partilha, a outra pediu que a vida da criança fosse poupada mesmo que a perdesse para a outra. ‘Esta é a mãe’ sentenciou Salomão.


A mãe de Sean morreu há quatro anos, quem disputa a sua guarda é o pai americano e o seu padrasto brasileiro. A questão que traz este drama familiar ao Observatório da Imprensa é justamente a imprensa.


Enquanto a mídia americana trata o assunto com toda a liberdade, nossa imprensa está manietada por uma decisão judicial da 2ª Vara da Infância e Adolescência que, além de manter o caso sob o segredo de justiça, o que seria compreensível, proíbe qualquer referência a ele.


Em setembro passado a Folha contou a história mas foi impedida de prosseguir. Enquanto recorre da decisão mantém-se calada. Mas em novembro a revista piauí publicou minucioso levantamento e nada lhe aconteceu. No último fim de semana, a piauí voltou a ocupar-se do caso Sean, também a revista Época que publicou a foto do menino na capa.


A liberdade de movimentação da mídia americana comoveu a opinião pública e levou o caso para a agenda da Secretária de Estado, Hillary Clinton e até do presidente Barack Obama. Enquanto que o cerceamento judicial imposto aos nossos jornalistas favorece o pleito do pai.


No tempo do rei Salomão não havia jornais. Se houvesse, o caso nem chegaria até ele.


Assista ao compacto desse programa em:
www.tvebrasil.com.br/observatorio/videos.htm

Todos os comentários

Programas Anteriores

1 2 3 4 5 última

1 de 815 programas exibidos

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem