Tuesday, 19 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1279

Um presente envolto em mistérios

Bem-vindos ao Observatório da Imprensa.

O debate sobre a Tv Brasil está razoavelmente transparente. Já se sabe o que será ou não será o núcleo da Rede Pública. Mas no mesmo dia dois de dezembro o telespectador brasileiro será brindado com outra novidade: o início das transmissões com sinal digital. E este presente ainda está muito obscuro, envolto em muitos mistérios.


Até agora nem o governo, nem os fabricantes, nem as emissoras de Tv e demais fornecedores de conteúdo conseguiram esclarecer o cidadão-consumidor sobre o que vai acontecer na sua telinha.


Quanto vai custar o conversor? Os televisores que estão nas lojas já estão habilitados para a digitalização? Como é que ficarão aqueles que preferirem permanecer no sistema analógico? E o sistema digital, será plenamente utilizado ou vamos utilizar apenas parte do potencial da nova tecnologia?


Esta falta de esclarecimentos tem uma razão: apesar de faltarem apenas 40 dias para o início da digitalização do sinal de Tv ainda não há definições. O governo está claramente dividido, o Ministério das Comunicações quer uma coisa e o da Ciência e Tecnologia quer outra. As emissoras de Tv têm interesses que confrontam radicalmente o que as entidades que defendem os consumidores acham correto.


Que tal um esclarecimento? É exatamente isso que pretende esta edição do Observatório da Imprensa.


Assista ao compacto desse programa em:
www.tvebrasil.com.br/observatorio/videos.htm