Segunda-feira, 20 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº966

EVANDRO CARLOS DE ANDRADE * MANÍACO DO PARQUE * CASO CLINTON

Vale-tudo para obter informações

Por Alberto Dines em 11/08/1998 | Programa número 015 | comentários

O último programa deu o que falar e ainda vai render muito. Além do primeiro depoimento televisivo de Evandro Carlos de Andrade, diretor da Central Globo de Jornalismo, foram muitas as críticas sobre a extensão da cobertura do nascimento do bebê da Xuxa no Jornal Nacional.

Como a entrevista com o Evandro foi gravada antes do nascimento do bebê da Xuxa, prometi aqui enviar um e-mail pedindo uma complementação. Evandro preferiu conceder um novo depoimento que apresentaremos dentro de instantes e no qual revida as críticas com veemência.


Este programa não pretende alimentar-se com as polêmicas entre jornais e jornalistas. Mas acreditamos que o fogo cruzado entre os diferentes veículos, desde que em padrões civilizados como agora, só pode favorecer o destinatário final do processo jornalístico: o cidadão.


Além disso, como o anterior, trata-se de um extraordinário documento sobre o jornalismo e o telejornalismo.


Os dois outros assuntos desta edição referem-se à maneira como são obtidas as informações relativas a processos judiciais. No caso do Maníaco de São Paulo suas declarações depois de preso foram levadas à opinião pública, ao arrepio das normas legais.


Este vale-tudo na obtenção de informações pode comprometer o seu teor, a validade dos procedimentos judiciais e, sobretudo a confiabilidade da imprensa.


É o que está acontecendo nos Estados Unidos no caso que envolve o presidente Clinton e a estagiária Monica Lewinsky. A nós não interessa o lixo que está aparecendo na mídia americana. O que se deve discutir é se o grande inquisidor Kenneth Starr pode passar à mídia informações sigilosas de um processo que corre sob a sua responsabilidade. E se os jornalistas podem associar-se a uma fonte suspeita protegida pelo anonimato.


A questão da mídia hoje transcende à defesa da liberdade de expressão. A hora é de discutir as responsabilidades daqueles que se aproveitam desta liberdade.


Assista ao compacto desse programa em:
www.tvebrasil.com.br/observatorio/videos.htm

Todos os comentários

Programas Anteriores

1 2 3 4 5 última

1 de 815 programas exibidos

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem