Sábado, 18 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº966

CPI DOS BANCOS * MASSACRE ESCOLA EUA * CADERNOS LITERÁRIOS

Vazamento de informações

Por Alberto Dines em 27/04/1999 | Programa número 052 | comentários

Até as cinco horas de ontem, segunda-feira, podia-se adivinhar quais seriam as manchetes de hoje: ‘Chico Lopes confessa na CPI’ ou ‘Chico Lopes alega inocência na CPI’. Ninguém contava com a tática adotada pelo ex-presidente do Banco Central e seus advogados de driblar o julgamento político da CPI. A manobra reverteu completamente as expectativas e as manchetes.

Hoje nos jornais os juristas estavam discutindo se a prisão de Chico Lopes foi acertada e se o clima inicial da CPI não indicava a montagem de um grande circo.


O desfecho inesperado da sessão da CPI levantou novamente a questão: o vazamento de informações sigilosas para uma mídia ávida por fatos bombásticos, além de irregular, não facilita os pré-julgamentos?


Como sempre, não nos cabe entrar no mérito da questão, este programa não é tribunal para condenar ou inocentar acusados. Mas este programa é uma janela para reflexões sobre o papel da mídia na sociedade moderna.


A surpreendente virada do caso de Chico Lopes nos obriga a retomar este debate essencial: a sociedade está sendo informada com isenção? Jornais e jornalistas estão atentos às suas responsabilidades na criação de um clima de exaltação? Quanto mais vezes levantarmos essa questão, melhor para a imprensa, melhor para a sociedade.


Assista ao compacto desse programa em:
www.tvebrasil.com.br/observatorio/videos.htm

Todos os comentários

Programas Anteriores

1 2 3 4 5 última

1 de 815 programas exibidos

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem