Sábado, 16 de Dezembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº970

BRASIL E O CRIME

Violência

Por Alberto Dines em 09/04/2013 | Programa número 679 | comentários

 

Observatório da Imprensa desta semana vai discutir como a mídia pode pressionar as autoridades e mobilizar a população para reverter o quadro de violência no País.

Do crime organizado a matadores de aluguel, o país está entre os dez mais violentos do mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde.

Enquanto no Rio de Janeiro a população experimenta um aumento na percepção da segurança a partir da implantação das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), outros estados das regiões Nordeste, Sul e Sudeste enfrentam o aumento da criminalidade.

Em Santa Catarina, uma facção criminosa que atua dentro de presídios ordenou uma onda de ataques no início deste ano e no final de 2012. Pelo menos 31 municípios registraram casos de violência.

A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo divulgou em 25/03 que os assassinatos na Grande São Paulo cresceram 32% em relação ao mesmo mês do ano passado. Este foi o sétimo mês seguido de alta.

De acordo com o Mapa da Violência 2013 publicado pelo Centro Brasileiro de Estudos Latino-Americanos, nos últimos 30 anos houve uma alteração nos focos de violência do país, com um aumento também da criminalidade em cidades do interior, principalmente nas regiões de fronteira. Pesquisas apontam que o país gasta cerca de 5% do PIB com a violência.

Alberto Dines conta com a participação de Antonio Rangel Bandeira, coordenador do Programa de Controle de Armas do Viva Rio; Fernando Salla, sociólogo e coordenador de pesquisa do Núcleo de Estudos da Violência da USP; e Marcelo Freixo, Deputado Estadual do PSOL/RJ.

Todos os comentários

Programas Anteriores

1 2 3 4 5 última

1 de 815 programas exibidos

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem