Novas oportunidades de prêmios de jornalismo em abril | Observatório da Imprensa - Você nunca mais vai ler jornal do mesmo jeito
Sexta-feira, 17 de Agosto de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1000
Menu

PRêMIOS DE JORNALISMO > Inscrições abertas

Novas oportunidades de prêmios de jornalismo em abril

Por Gustavo Panacioni em 05/04/2018 na edição 981

Conforme o ano vai avançando, novas oportunidades em prêmios de jornalismo vão aparecendo. Em março o premiosdejornalismo.com cadastrou dez novas premiações com diversos focos e para jornalistas de diferentes partes do país. Tomei a liberdade de reunir alguns destaques para você poder consultar caso tenha interesse.

A mais recente novidade é o lançamento do Prêmio Petrobras de Jornalismo de 2018. Apesar de já termos adiantado o regulamento e outras informações ainda em março, as inscrições para a 5ª edição do Petrobras abriram na última segunda (02/04) e seguem até o dia 31 de maio. São aceitos trabalhos de profissionais de qualquer estado brasileiro, desde que alinhados com os seguintes temas: ciências, cultura, economia, esporte, sustentabilidade e tecnologia. É bom falar também que além de uma categoria nacional, o Prêmio Petrobras também tem premiações regionais. As reportagens devem ter sido veiculadas entre os dias 11 de janeiro de 2017 e 10 de fevereiro de 2018.

Não dá para deixar de falar do Prêmio Gabriel García Márquez de Periodismo 2018, com inscrições abertas até o dia 24 de maio de 2018. O objetivo do Prêmio Gabo é reconhecer e valorizar iniciativas de excelência, inovação e coerência ética no jornalismo. Vale para jornalistas da América Latina, Espanha e Portugal em plataformas impressas, digitais e fotografia veiculadas entre os dias 01 de abril de 2017 e 31 de março de 2018. Vale a pena consultar o regulamento e as outras informações disponíveis lá na nossa plataforma.

Na área da saúde o Prêmio Jornalismo Tropical retornou com mais uma edição agora em 2018. O foco é reconhecer trabalhos de jornalistas, de qualquer parte do Brasil, que contribuam com a divulgação de temas relacionados à medicina tropical. O regulamento do prêmio dá exemplos desde pautas sobre acidentes de motocicleta até “agravos decorrentes do aquecimento global”, passando por febre amarela, febre chikungunya, zika virose., dengue, câncer de pele, cólera e, também, consumo de drogas. É importante acessar o site para conhecer todos os temas aceitos antes de se inscrever. Falando em inscrição, se quiser participar você tem até o final de abril, dia 30, para enviar as reportagens.

A engenharia da mobilidade brasileira é o tema do 12º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo, com inscrições abertas até o dia 2 de julho de 2018. Também vale para jornalistas de todo o país que tenham publicado, em veículos impresso e de internet entre os dias 01 de março de 2017 e 01 de março de 2018, reportagens sobre tecnologia da mobilidade em modais automotivo, aeroespacial, naval e ferroviário. Consulte o regulamento disponível lá no site para mais informações sobre como participar.

Por fim, sobre o tema educação são duas oportunidades diferentes. A primeira é o Prêmio ABED – Intersaberes de Jornalismo 2018 que busca reconhecer trabalhos sobre educação a distância no país. As inscrições estão abertas até o dia 15 de setembro de 2018 para reportagens veiculadas entre os dias 10 de julho de 2017 e 15 de setembro de 2018, conforme informações disponíveis aqui.

A outra oportunidade é a segunda edição do Prêmio ABMES de Jornalismo que procura reportagens sobre o ensino superior no Brasil. O regulamento, disponível lá no premiosdejornalismo.com, dá uma série de sugestões de temas para reportagens que podem ser inscritas até o dia 8 de junho de 2018. Há premiações para categorias nacionais e regionais em diferentes plataformas: impresso, televisão, rádio e internet.

Não deixe de acessar o premiosdejornalismo.com para conferir todos os prêmios com inscrições abertas e por expirar. São 21 oportunidades para profissionais e estudantes brasileiros. E não deixe, também, de se inscrever no serviço de e-mails personalizados que criamos para nossos usuários. É só acessar o formulário e preencher as informações para passar a receber e-mails sobre prêmios de acordo com o seu perfil.

**

Gustavo Panacioni é mestre em jornalismo e um dos fundadores do site premiosdejornalismo.com.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem