Domingo, 27 de Maio de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº988
Menu

PRêMIOS DE JORNALISMO > Temas e valores

Quais prêmios de jornalismo esperar em 2018?

Por Gustavo Panacioni em 28/02/2018 na edição 976

Nesses dois meses percorridos em 2018 já são, coincidentemente, 18 prêmios de jornalismo cadastrados. O ano promete. E foi justamente pensando nisso que resolvi escrever um texto sobre as previsões de prêmios de jornalismo para os próximos 10 meses deste ano.

Essas são apenas algumas das oportunidades que consegui identificar a partir de uma breve pesquisa. Não significa, obviamente, que apenas essas serão ofertadas. Considerei aqui apenas aqueles prêmios nacionais que, de alguma forma, já confirmaram a nova edição.

Afirmo novamente que as previsões são otimistas. Para você ter uma ideia, apenas em 2017 o premiosdejornalismo.com cadastrou 153 prêmios de jornalismo para jornalistas brasileiros e, particularmente, não espero menos que isso para 2018.

A segunda edição do Prêmio de Jornalismo Científico José Marques de Melo é uma das premiações que está confirmada. Ainda não há divulgação de datas, mas na página oficial já existe um aba “edição 2018”. Seguindo a lógica aplicada no ano passado, o prêmio deve ter as inscrições válidas até maio ou junho. Outras prospecções podem ser feitas: profissionais e estudantes de Alagoas vão poder se inscrever com trabalhos que abordem a produção científica e tecnológica no estado. Neste link você pode acessar as informações do prêmio do ano passado para ter uma noção do que esperar.

Outro que também promete uma segunda edição em 2018 é Prêmio ABMES de Jornalismo, com previsão para abertura das inscrições agora em março. Organizado pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), o prêmio busca trabalhos sobre principais temas do setor de jornalistas de qualquer parte do Brasil. Oito categorias estão previstas: impresso, internet, rádio e tv, sendo todas consideradas em abrangências nacionais e regionais. No site do premiosdejornalismo.com estão as informações da edição do ano passado e no site oficial do prêmio já é possível ler uma nota que informa a confirmação da edição 2018.

O Prêmio Estácio de Jornalismo, outra oportunidade na área de educação com foco no Ensino Superior no Brasil, deve abrir o período de inscrições também em março – seguindo a tendência dos últimos dois anos e de acordo com a página de inscrição do prêmio do ano passado. A abrangência é nacional para categorias como impresso, internet, televisão e rádio. A premiação em dinheiro, em 2017, chegou ao máximo de 25 mil reais para o Grande Prêmio Estácio de Jornalismo, R$ 15 mil para as categorias nacionais e R$ 10 mil para as regionais. Acesse as informações da edição de 2017 aqui.

A Fenacor, responsável pelo Prêmio Nacional de Jornalismo em Seguros, também já confirmou uma nova edição para o prêmio em 2018. É outro que deve abrir o período de inscrições agora em março, aceitando trabalhos de todo o Brasil nas categorias impresso, televisão, rádio e internet. Dá uma olhada na edição de 2017 para ter uma ideia do que esperar. Em 2017 a premiação máxima foi de 30 mil reais.

O Prêmio Cooperativismo Cearense de Jornalismo é mais um confirmado para 2018, segundo informações publicadas aqui . A primeira edição, realizada em 2017, destacou o trabalho de profissionais e estudantes do Ceará sobre a importância das cooperativas cearenses no desenvolvimento econômico e inclusão social no estado. No premiosdejornalismo.com você tem acesso ao regulamento do ano passado para se preparar, caso tenha interesse.

Conforme comentei antes, esses são apenas alguns dos prêmios de jornalismo previstos para 2018. Aos poucos tento trazer mais novidades para você ir preparando a sua agenda por aí. De qualquer maneira não esqueça que você pode sempre contar com o premiosdejornalismo.com para consultar os últimos lançamentos na área.

Aliás, para finalizar, não deixe de preencher o formulário de cadastro do nosso serviço de e-mails personalizados que já está funcionando, enviando informações de acordo com os temas de seu interesse. Em menos de dois minutos você preenche e começa a participar.

**

Gustavo Panacioni é mestre em jornalismo e um dos fundadores do site premiosdejornalismo.com.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem