Friday, 26 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Antonio Callado

"Eu, por exemplo, cansei de fazer reportagem sobre reforma agrária sem ver a implantação de plano nenhum. Acompanhei em pessoa o esforço da Ligas Camponesas de Pernambuco e acompanhei no Congresso a apresentação de sucessivos projetos de salvação nacional mediante uma revolução fundiária." 

"Vejo, no 'Rei do Gado', a violência que cerca os sem-terra no Pontal do Paranapanema e lembro que lá estive, como repórter, durante o governo Montoro (1). A única diferença que noto, assistindo à novela, é que, agora, nunca aparecem jornalistas por ali. Só se prenderem Diolinda, com seu filho pequeno. Os repórteres de hoje já sabem que não sai reforma nenhuma. Ficam na redação mesmo, no telefone, no computador." 

("Reforma se arrasta de Nabuco a Vereza", Folha de S.Paulo, 23/11/96) 


(1) Disso tendo resultado a publicação, em 1985, do excelente livro-reportagemEntre o deus e a vasilha : ensaio sobre a reforma agrária brasileira, a qual nunca foi feita (Rio de Janeiro, Nova Fronteira). 

***

Gilberto Dupas 
"Hoje, a mulher que corta o pênis do marido no interior de São Paulo ou o pedófilo belga que mata 15 crianças e as enterra no quintal são manchetes instantâneas em todos os noticiários do mundo, inovando e multiplicando referências de crueldade e desvio. E a imprensa moderna, mais preocupada com o deslize do que com o fato, se esquece de nos lembrar dos milhares de gestos de solidariedade e afeto que, a todo instante, estão suportando a lógica do viver coletivo e tornando viável que nossa civilização não pereça." 

(O Estado de S.Paulo, 30/11/96.) 

***

Noam Chomsky 
"- E qual é, na sua opinião, a verdadeira função da mídia? 
– A mídia deveria ser o que todos anunciam no discurso de formatura: o alicerce da sociedade democrática, que desafia a autoridade e oferece ao povo a oportunidade igual de aprender e participar. Tudo bem com o discurso, só que as pessoas que estão discursando não sabem que estão mentindo, na pior das hipóteses, ou sabem que estão mentindo, mas acham que esta é a única maneira de funcionar. Se você quer saber o que a mídia deve ser, leia a decisão da Suprema Corte americana quando deu permissão ao New York Times para publicar os Documentos do Pentágono [que revelaram toda a história suja por trás da Guerra do Vietnã] ou o artigo de Anthony Lewis [jornalista americano] falando sobre liberdade de imprensa. 

– O Sr. acha muito difícil desenvolver um pensamento independente? 
– Difícil, mas não impossível." 

(Entrevista a Regina Zappa, Jornal do Brasil, 7/9/96.) 

***

Rui Nogueira 
…Entre os compradores de jornal, muitos não o lêem. Nada demais nisso, porque um bom jornal é produto de mil e uma utilidades. Inclusive, pura e simplesmente , embrulhar peixe ou forrar gaiola do passarinho. 

Perigoso é fazer do leitor que prefere um brinde a uma reportagem bem escrita o móbil do crescimento… (Jens Linde, presidente da Federação Internacional dos Jornalistas) comparou essa estratégia oportunista ao recurso de fazer xixi nas calças para esquentar as pernas. Enquanto a urina escorrer, tudo bem. Depois… 

("Xixi nas Calças", Folha de S.Paulo, 2/12/96)