Wednesday, 08 de May de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1286

Criada para integrar

Leitor "compulsivo" de jornais e revistas, sempre imaginei que um dia fosse surgir um meio rápido e eficaz de contestar e corrigir informações absurdas que diariamente são divulgadas pela imprensa. 

Foi, portanto, uma grata surpresa descobrir a existência do OBSERVATÓRIO, do qual pretendo ser um leitor e contribuinte habitual. 

Ainda hoje, 5 de janeiro, li mais um editorial da "grande imprensa" sobre a Zona Franca de Manaus. O Estado, como de resto todos os demais órgãos de imprensa, em seu editorial de hoje, parte da falsa premissa de que a Zona Franca teria sido criada para se tornar um pólo exportador. 

Isto não é verdadeiro – a ZFM foi criada para integrar a região ao País, criando um pólo de desenvolvimento em uma área que, desde o fim do ciclo da borracha, estava em permanente processo de decadência e empobrecimento. Basta ler a legislação que a criou para compreender isto. 

Não poderia também ser um pólo de exportação pela própria situação geográfica de Manaus, longe de tudo, a 1.000 milhas do oceano, e sem ter nenhuma das características de outros pólos de exportação ou entrepostos comerciais, como Cingapura, Hong Kong ou Panamá. 

Quanto aos demais aspectos da Zona Franca, voltarei ao assunto oportunamente. Estejam certos, porém, de que ela não é tão danosa quanto muitos imaginam – é claro que há problemas e malandros por aqui, mas isto não é exclusividade da ZFM!