Friday, 26 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Timor

Realmente, o Jornal dos Jornais está de volta, com a brilhante participação de Alberto Dines. A matéria sobre o Timor está excelente. Eu já interpelei um diplomata brasileiro que, habilmente, se safa alegando que o interesse comercial do Brasil pende muito mais para a Indonésia. Ora, isto é desprezar toda a ligação que existe entre os ex-colonizados de fala portuguesa. 
Derli Chaves Machado da Silva, São José dos Campos, SP 

***

Em boa hora 
Permita-me cumprimentar a equipe do Labjor pela iniciativa de publicar o OBSERVATÓRIO, com a qual tão tardiamente tomei contato. Já sabia de sua existência, mas não tinha ainda encontrado tempo de ir atrás da revista. Mais uma vez, parabéns. 

Marcelo Leite, jornalista, exerce o segundo mandato de ombudsman da Folha de S.Paulo

Nota do Editor: O contato não é tardio, por duas razões: 1) as questões de método suscitadas nas edições anteriores, que estão disponíveis no site, não perderam um milésimo de sua atualidade; 2) certamente sua chegada será o início de uma longa e frutífera participação. 

***


Estudantes 
Como estudante de jornalismo, fico muito feliz em saber que ainda existem profissionais como os senhores. Obrigada pelo incentivo. Vocês já me auxiliaram uma vez, dando mais informações sobre o novo livro de Gabriel García Márquez,Noticia de un Secuestro, o qual já tenho em meu poder, em edição original colombiana. Estou à disposição, caso necessitem de ajuda em algo, e gostaria de contribuir para o sucesso do O.I. 
Vanessa Andrade, São Paulo 

***


Rádio 
Gostei muito do dossiê de Alberto Dines sobre rádio (OBSERVATÓRIO, 5 de outubro). Gostaria de ler no futuro algo sobre as rádios comunitárias, que talvez estejam surgindo como um contraponto às questões apontadas no artigo. 
Cláudio Márcio, 2004, Rio Candidato 

Nota do Editor: Sim, necessitamos de ajuda, que se traduz principalmente em três itens: ler o OBSERVATÓRIO, participar do debate e divulgar o site

***

Parabéns para o Universo Online por ter colocado o OBSERVATÓRIO como parte integrante dos serviços que oferece a seus assinantes. É um excelente material, principalmente para nós, estudantes de jornalismo, que podemos assim ampliar nossos conhecimentos sobre a atuação da imprensa brasileira sob aspectos ideológicos, quando se refere a política, economia e sociedade. 
Luciana Moherdaui

***


Professores 
Gostaria de cumprimentar o professor Alberto Dines pelo excelente trabalho. Sou professor do curso de Comunicação Social das Faculdades Integradas de Votuporanga (região de São José do Rio Preto). O curso está no segundo ano, e o trabalho com o O.I. tem-se constituído em ferramenta importantíssima para nossa atividade acadêmica com os futuros jornalistas. 
Juliano Maurício de Carvalho

***


Parada obrigatória 
Acabo de aterrissar, pela primeira vez, no site do OBSERVATÓRIO. Pelo pouco que já deu para ler, farei dele minha parada obrigatória, aos 5 e aos 20 de cada mês. É reconfortante saber que há um cidadão acima de qualquer suspeita, como Alberto Dines, de olho na má imprensa. Esta imprensa me lembra o Congresso Nacional, que bate e arrebenta, mentirosamente, dentro da mais absoluta impunidade. 
Maurício Ruy Prates, Belo Horizonte 

Nota do Editor: Obrigado. Esperamos poder em breve tornar mais freqüente sua parada obrigatória, com acréscimos às edições quinzenais. 
P.S. de Mauro Malin: Permita-me discordar de seu juízo genérico a respeito do Congresso Nacional

***


Entusiasmo 
Passeando pela Internet, encontrei hoje a revista. O entusiasmo não me permite calar. A luta é a mesma de anos, e me faz lembrar a crítica à imprensa feita pelo ilustre jornalista Alberto Dines em memorável coluna na Folha de S.Paulo. Congratulações. 
Thadeu Niemeyer

***


Fotografia 
Fotograff Melhor é uma revista destinada a principiantes, mas quem faz a revista não pode ser do nível do leitor.

No número 2, de outubro de l996, logo na página 10 há uma matéria técnica sobre uso de zoom em que a foto não foi feita do mesmo ângulo. Ora, justamente uma das poucas vantagens da lente zoom (uma lente de várias distâncias focais, com a qual é possível variar o quadro fotografado) é o fotógrafo não precisar se deslocar para enquadrar o que quer. Se você se desloca, qual a utilidade da zoom? 

Vamos à página 46 e aí tudo fica preto, ou melhor, brilhante. A matéria é sobre escolher uma pose para fazer fotos de "book". Tudo bem com as poses, mas por favor ensinem que é necessário passar um pancake fosco na modelo, para os brilhos não aparecerem na pele. 
Ivan Lima, fotógrafo e professor de fotografia no Rio de Janeiro 

***


Veja X George 
Numa edição de setembro, a revista Veja, na coluna Radar, assinada por Ancelmo Gois, fez comentário nada lisonjeiro sobre a revista americana George, de quem John Kennedy Jr. é um dos editores (Veja prefere tratar o filho de Kennedy, naquela nota, como John-John, coincidentemente o tratamento preferido pelos tablóides americanos). 

A nota informava que George era um fracasso editorial etc. Fracasso editorial ou não, o fato é que a revista começou bimensal, agora é mensal. Noves fora isso, a edição de Veja de 23/10/96 copia – literalmente, sem citar a fonte – umainfografia publicada na revista George, comparando a saúde de Clinton com a de Bob Dole. A info de Veja está na página 47, Notas Internacionais. A info deGeorge – edição de setembro de 1996 – está na página 30. A tradução é literal, mas o original é bem melhor. 


Luís Sérgio Santos, jornalista, professor de Comunicação Social da Universidade Federal do Ceará 

***


Sempre 
Não vou me limitar a comentar um assunto específico assunto abordado pelo O.I.Vou, sim, agradecer ao Dines por mostrar que o jornalismo brasileiro atual dispõe de um veículo com a legitimidade e o nível necessário para fazer uma análise dos exercícios de meus colegas de profissão e suas empresas. 

Viva Dines e sua iniciativa de qualidade – e de passos sintonizados com a modernidade, o uso da página eletrônica (home page, para os tupiniquins sedentos por palavras inglesas para lhes darem status), o que possibilita que um jornalista como eu possa acompanhar dos Estados Unidos a trajetória da categoria. Dines sempre! 
Fabiano Golgo, dos Estados Unidos