Domingo, 15 de Dezembro de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1067
Menu

PRIMEIRAS EDIçõES >

A ascensão de Franzen

Por lgarcia em 06/02/2002 na edição 158

PRÊMIO DA CRÍTICA

O autor nem é muito conhecido em alguns círculos, mas o aplauso a The Corrections (as punições, os castigos), de Jonathan Franzen, continua. O romance, sobre uma infeliz família do Meio-Oeste americano, é finalista para o prêmio do National Book Critics Circle, ao lado de A Treatise on Poetry, coletânea de poemas do Prêmio Nobel Czeslaw Milosz, de 90 anos, The War Against Cliche, ensaios de Martin Amis, ou Austerlitz, romance de W.G. Sebald, escritor alemão que morreu no ano passado em desastre de automóvel. As indicações, anunciadas na segunda-feira, 28/1, não incluem duas notáveis biografias de 2001 ? John Adams, de David McCullough, e Theodore Rex, de Edmund Morris, informa Hillel Italie, da Associated Press [28/1/02]

Mesmo não ganhando o prêmio Franzen já é um vencedor, apenas pela indicação de seu livro pelos críticos. Que ajuda The Corrections a sobreviver à briga do escritor com Oprah Winfrey. Em setembro, a apresentadora escolheu o romance para seu clube do livro, mas o tradicional jantar com o autor foi cancelado porque Franzen menosprezou a deferência.

A raiva de Oprah Winfrey não atrapalhou Franzen comercialmente ? pode até ter ajudado. As vendas de The Corrections estão perto de 1 milhão de cópias, enquanto seu livro anterior vendera 20 mil exemplares. Entre os finalistas estão ainda Bel Canto, de Ann Patchett, John Henry Days, de Colson Whitehead, Hateship, Friendship, Courtship, Loveship, Marriage, da contista Alice Munro, Borrowed Finery, de Paula Fox, The Scarlet Professor, de Barry Werth, Boswell’s Presumptuous Task, de Adam Sisman, Positively Fourth Street, de David Hadju, e o póstumo Milking the Moon, de Eugene Walter. Nove dos 25 finalistas são da editora Random House, a maior dos EUA. Os vencedores serão anunciados em 11 de março.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem