Sábado, 18 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº966

PRIMEIRAS EDIçõES > ESPERANÇA

A cama de Dona Francesca

Por lgarcia em 11/12/2002 na edição 202

ESPERANÇA

Nídia Maria Martins (*)

Falar da qualidade da novela das 8 da Globo pode parecer chover no molhado, mas é que há alguns capítulos feitos para serem lembrados, para ficar na história da teledramaturgia.

A última semana de novembro brindou o telespectador com um capítulo desses, por tudo, memorável. A cena entre Dona Francesca, interpretada por Lúcia Veríssimo, e sua filha Beatrice (Marilene Barbosa), em que ambas se confessam grávidas e planejam um casamento conjunto às pressas foi primorosa. Passou-se na grande cama de Dona Francesca, onde, ao final, as duas se abraçaram para dizer que se amam, e a câmera fez um passeio pela imensa cabeceira de madeira talhada e um sem-número de almofadas que denotam o aconchego do leito matriarcal

Essa foi antecedida por uma linda cena de amor, noutra cama, na fazenda dos italianos, no quarto da italianinha interpretada por Simone Spoladore, que recebeu afagos de Marcos Palmeira. Tudo muito sutil, apesar de forte.

Para lembrar

E, para completar a lista de imagens que fizeram desse um capítulo memorável, seguem-se as cenas em que as futuras mamães declaram aos papais que terão que adiantar os casórios, porque foram apressadinhos.

Eis que a Globo então nos brinda com um fecho para que não reste a menor dúvida de que ela sabe fazer isso melhor que ninguém. Os homens caem de joelhos para agradecer a Deus pela dádiva da maternidade.

Primeiro é o italianinho Emilio Orciolo Neto, no campo, com sua Beatrice, depois é Paulo Goulart, o Sr. Farina, quem cai aos pés de Dona Francesca quando esta lhe declara estar grávida. É por momentos como esses, por interpretações primorosas como essas, dirigidas em cada mínimo detalhe por talentos que sabem aonde querem chegar, que as novelas da Globo são as melhores do mundo.

Parece até que os diretores dizem assim: "Hoje, nós vamos arrancar suspiros do público, vamos dar-lhes algo de que se lembrar."

(*) Jornalista

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem