Friday, 26 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

A causa-efeito da notícia

TEORIA DOS JOGOS

Hélio Ademar Schuch (*)

O recente episódio de reações de bancos internacionais à evolução de Lula nas preferências eleitorais mostra a relação causa-efeito da notícia, dentro de um sistema de informação. De um lado, as conexões entre as partes deste sistema são assim esquematizadas: pesquisa de opinião ®
veículos jornalísticos ®
agentes de decisão dos bancos ®
veículos jornalísticos. Ou seja, após a divulgação da pesquisa na forma de informação jornalística, ocorre a tomada de decisões sobre a possibilidade de recuo em investimentos no caso de vitória do candidato petista, e isso é noticiado. De outro, os agentes de decisão partidários respondem e isso também é noticiado.

Analisando-se esta situação por uma relação causal, onde a causa também é um efeito e um efeito também é uma causa, nota-se que, se a pesquisa, quando notícia, causou o efeito de decisões contrárias a investimentos, estas duas partes realimentam-se; acréscimos nos índices favoráveis a Lula em próximas pesquisas devem gerar mais reações de bancos, em conseqüência, serão produzidas mais respostas dos agentes partidários, e como resultado, será gerada mais informação jornalística. O contrário também é verdadeiro; diminuindo os índices devem ser minimizadas as decisões de retração em investimentos, e, por extensão, menos respostas serão produzidas, logo, haverá menos notícias.

Esta relação causal pode ser observada no seguinte diagrama:

Como o candidato petista atua para melhorar seus índices nas pesquisas, e é isso que provoca as reações dos bancos, o componente "notícias" deste sistema indica situação favorável a Lula, e inversamente. Portanto, aqui, as notícias não são apenas causas de decisões, mas também são efeitos, que realimentam o processo decisório.

(*) Professor do Curso de Jornalismo da UFSC