Friday, 19 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

A comunicação como ciência

SEMINÁRIO NA UFG

Luiz Signates (*)

A Universidade Federal de Goiás (UFG) debate a epistemologia da comunicação (teoria do conhecimento e metodologia) em seminário que tem início nesta quarta-feira, dia 10, com a presença de professores de Comunicação de Portugal, do Rio Grande do Sul, de Goiás e do Distrito Federal.

Entre os temas debatidos estão “Ciências da Comunicação: um campo em construção no Brasil” e “Esfera pública e o campo dos media”. O Seminário de Comunicação e Política será realizado na forma de conferências e debates e estará aberto também a estudantes, profissionais e professores das universidades privadas. A inscrição custará R$ 10, e a carga horária do evento poderá ser usada como atividade complementar nos cursos de graduação.

O evento, no Anfiteatro do Instituto de Matemática e Estatística, Campus II da Universidade Federal de Goiás, terá como conferencistas os professores José Luiz Braga (doutor da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, em São Leopoldo, RS, autor de vários livros e um dos principais teóricos da comunicação no Brasil) e Adriano Duarte Rodrigues (doutor e vice-reitor da Universidade Nova de Lisboa, em Portugal).

Para que esse primeiro Seminário de Comunicação e Política pudesse ganhar uma conotação internacional foi realizada uma parceria entre seis instituições de ensino superior de Goiânia e Brasília, e várias universidades de outros estados. As instituições do Centro-Oeste envolvidas foram a Faculdade Cambury, a Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia da Universidade Federal de Goiás, por iniciativa e coordenação do seu Núcleo de Pesquisas em Comunicação e Política (NPCP-CNPq), a Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília, o Centro Universitário de Brasília (Ceub), o Instituto de Ensino Superior de Brasília (Iesb) e a Universidade Católica de Brasília (UCB).

Outros dois seminários estão previstos para este ano, graças ao apoio de quatro entidades e empresas: Universidade Federal de Goiás, Sebrae-GO, Editora Kelps e Faculdade Cambury. As questões relevantes da política pública de comunicação, da formação da imagem pública, do cinema, da política e do jornalismo político serão alguns dos objetos a serem abordados nos próximos eventos.

O Núcleo de Pesquisas em Comunicação e Política (NPCP) é um grupo de estudos vinculado à Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia e à Rádio Universitária da UFG, com registro no CNPq e certificado pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UFG. Criado em dezembro de 2001, é atualmente integrado por cerca de 20 pesquisadores, entre professores universitários, profissionais com especialização, mestrado e doutorado, e estudantes de graduação e pós-graduação em diferentes áreas do conhecimento.

Informações

Endereço na web: <http://www.npcp.kit.net>; e-mail: <signates@uol.com.br>

(*) Professor-doutor