Wednesday, 24 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

A conquista da Índia

TELETIPO

A televisão da Índia teve 38% de aumento nos lucros em 2001, noticia a Reuters [15/3/02]. "Desde a entrada dos canais privados no começo dos anos 90, está ocorrendo uma rápida penetração na população", diz relatório da consultoria Arthur Andersen. Os maiores canais são Star, de Rupert Murdoch, Zee Telefilms, maior empresa de mídia do país, e Sony Entertainment Television. Numa população de pouco mais de 1 bilhão, há apenas 79,4 milhões de lares com TV. Mas a influência desta tecnologia na vida das pessoas é grande. Mesmo tendo, em boa parte, que acompanhar as imagens em vitrines de lojas, 50,6% dos indianos já podem ver como é a vida em sociedades nas quais todos parecem viver com luxo, enquanto a renda per capita no país permanece inferior a dois dólares diários.

Avisos por e-mail de notícias selecionadas são o novo atrativo do sítio do New York Times. O Times News Tracker permite que o usuário configure os assuntos que gostaria de acompanhar. Por enquanto, o serviço é gratuito, mas não se sabe até quando. "Estamos avaliando por quais recursos os usuários estariam dispostos a pagar", diz a porta-voz Christine Mohan. Embora não esteja claro o propósito comercial do Tracker, é possível deduzir que a discriminação de interesses dos usuários será utilizada para fazer propaganda dirigida. Os e-mails de alerta contém banners de anúncios. As informações são de Erin Joyce, do atnewyork.com [18/3/02].