Quarta-feira, 24 de Outubro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1010
Menu

PRIMEIRAS EDIçõES >

A Globo te fez de bobo

Por lgarcia em 16/10/2002 na edição 194

VÔLEI NO FANTÁSTICO

Gilberto Calloni (*)

A Rede Globo transmitiu a final do vôlei, Brasil x Rússia, durante o Fantástico como se as imagens fossem ao vivo. Fiquei surpreso ao conectar meu computador à internet e descobrir que o jogo já havia terminado, e que o Brasil tinha conquistado o Campeonato Mundial de Vôlei. Enquanto isso, as imagens na Globo continuavam mostrando o jogo como se fosse ao vivo.

Acho que a Globo deu prioridade ao programa do Faustão e se deu mal. Perdeu a oportunidade de mostrar a conquista inédita do vôlei do Brasil ao vivo, e tentou consertar aplicando uma mentira ao telespectador.

Mais uma vez a Globo te faz de bobo.

(*) Professor de física

 

Flávio Moreira (*)

Ontem a Globo mostrava, no Fantástico, a final do Campeonato Mundial de Vôlei ao vivo quando, na verdade, o jogo já havia acabado. Quem assistia ao Sportv percebeu a fraude. E mesmo no Fantástico, durante a premiação, o diretor de TV cortou por acidente para a imagem ao vivo de verdade do ginásio, com o publico já indo embora.

Será apenas um golpe por audiência? Podemos confiar no jornalismo da Globo?

(*) Programador de computadores, Porto Alegre

 

A transmissão fake da final do vôlei, relatada nas três notas anteriores, ocorreu apenas no Rio Grande do Sul. O jornal Zero Hora, de Porto Alegre, esclareceu o episódio nesta terça-feira, 15/10, em nota na coluna Informe Especial, que reproduzimos abaixo.


"Vôlei na TV

Em razão das peculiaridades locais do horário eleitoral gratuito, a RBS TV não transmitiu ao vivo, durante o Fantástico, o desfecho da final do Mundial de Vôlei. Até domingo à noite, o horário gratuito só havia começado em cinco Estados, mas apenas no Rio Grande do Sul a propaganda eleitoral regional ia das 20h30min às 20h50min ? nos demais, a interrupção da programação foi das 20h50min às 21h10min."

Assim, a Globo apresentou ao vivo os momentos finais do Mundial, mas no Rio Grande do Sul o Fantástico foi gravado a partir de 20h30min e transmitido com 20 minutos de atraso para que fosse cumprida a determinação da Justiça Eleitoral gaúcha."


A RBS, afiliada da Globo, fez muito bem em cumprir a determinação da Justiça Eleitoral. A nota não explica, entretanto, por que a emissora não deu essa informação ao telespectador. (M.C.)

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem