Domingo, 21 de Outubro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1009
Menu

PRIMEIRAS EDIçõES >

A imprensa das grandes corporações

Por lgarcia em 23/10/2002 na edição 195

JORNALISMO vs. BUSINESS

Vinte e quatro importantes jornalistas e executivos de mídia dos Estados Unidos se reuniram na sexta Conferência sobre Jornalismo e Sociedade do Instituto Aspen para discutir a difícil coexistência do jornalismo e das estratégias de negócios dentro das corporações de mídia. Os profissionais, oriundos de companhias como AOL Time Warner, AP, The New York Times, Disney e Hearst, fizeram relatório com as mais importantes questões levantadas. Entre elas estão:

** falta de solidez da mídia tradicional: a circulação dos jornais cai progressivamente e os anunciantes buscam novas mídias na medida em que o público se fragmenta.

** criação de comitês de valores jornalísticos: as companhias deveriam adotar valores próprios do jornalismo em suas políticas de governança corporativa e fazer com que seus diretores sejam responsáveis pela excelência jornalística das empresas.

** aversão à mudança: enquanto os executivos não encontram solução para a lentidão com que empresas de mídia implementam mudanças internas, eles devem consolidar os valores do jornalismo dentro da corporação, especialmente porque começa a surgir uma nova geração de executivos de comunicações que não têm origem no meio da imprensa. Assim, aqueles na ativa atualmente têm de reforçar que a qualidade jornalística expande e fortalece a relação com o público.

** campanha de "alfabetização" jornalística: segundo o relatório, "a maneira mais segura de financiar jornalismo de qualidade é ter o mercado demandando-o". Alguns participantes sugeriram a criação de campanha de educação do público para importância social da imprensa.

Para ler o relatório na íntegra, acesse <www.aspeninstitute.org>. As informações são da Editor & Publisher [14/10/02].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem